22 Janeiro 2021 - 15:25

Atacado, varejo e indústria de Alagoas cresceram 20%, em conjunto, no mês de dezembro

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) divulgou, nesta sexta-feira (22), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas, que constata que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 20% no mês de dezembro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos no período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia na economia do estado. Os destaques do mês ficaram para o varejo no setor de bebidas e hipermercados.

De acordo com os dados, o setor atacadista teve aumento de 19% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de alimentos (33%), mercadorias em geral (33%) e combustíveis (10%) que representaram 69% dos valores totais emitidos. Neste segmento, apenas as atividades atacadistas de bebidas (-5%) e de produtos diversificados (-1%) apresentaram variação negativa no período.

O segmento industrial teve crescimento de 23% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a fabricação de resinas (72%), a fabricação de produtos químicos (53%) e a fabricação de açúcar (11%). As atividades que tiveram resultados negativos foram petróleo e gás (-34%) e frigoríficos e peixarias (-56%), este último tendo baixa representatividade em valores em relação ao total de emissões no período.

O varejo apresentou crescimento de 18% no seu total, com valores mais significativos de emissões no setor de bebidas (82%), hipermercados (68%), alimentos (38%), medicamentos (29%) e combustíveis (12%). Neste segmento, apresentaram queda em relação a dezembro/2019 as atividades de varejista de vestuário (-12%), supermercados (-6%) e varejista de calçados (-3%).

  

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.