09 Maio 2021 - 10:25

Anatel disponibiliza ferramenta para mapeamento de sinais de telefonia e banda larga móvel

Tem novidade boa na área para quem utiliza serviços de telefonia e banda larga móvel. Seguindo a programação da Semana Nacional das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou o “Painel Cobertura Móvel”, uma ferramenta que contém mapas interativos com a distribuição da cobertura de telefonia móvel por todo o país.

O novo recurso permite que o consumidor consiga verificar a existência de redes 3G ou 4G com cobertura dentro de sua própria residência, nas ruas, trabalho, faculdade.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, enfatizou que a disponibilização do Painel Cobertura Móvel segue uma das principais diretrizes da atual gestão da Agência: “o empoderamento do consumidor através de transparência e informação”.

Ele também citou a importância da nova ferramenta. “Nessa perspectiva é fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, conclui.

Com o Painel Cobertura Móvel, as instituições de pesquisa e órgãos públicos poderão fazer estudos e propor políticas públicas voltadas à expansão da banda larga móvel e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com um conjunto de dados mais robusto, que inclusive diferencia áreas urbanas das rurais.

Acesse o Painel Cobertura Móvel

por Ministério das Comunicações

Comentários comentar agora ❯