25 Setembro 2009 - 00:38

Seminário de Áreas Costeiras debate desenvolvimento e conservação

Agência Alagoas

O desafio de desenvolver as regiões costeiras de Alagoas com a conservação de seu rico ambiente natural foi um dos principais assuntos discutidos nesta quinta-feira (24), em Maragogi, onde acontece o Seminário Internacional de Gestão do Desenvolvimento de Áreas Costeiras.

Um intercâmbio permanente entre especialistas italianos e alagoanos também foi abordado com o objetivo de proporcionar uma maior aproximação entre pesquisadores da Universidade de Ferrara e estudiosos das instituições de ensino superior de Alagoas.

“Os italianos podem vir estudar aqui e alagoanos podem ingressar em Ferrara, isto por enquanto é um desejo que deve, brevemente, se transformar em realidade”, diz o diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Ferrara, Remigio Rossi, que participou da abertura oficial do evento, ao lado dos secretários de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Kátia Born.

A primeira conferência tratou do problema de áreas costeiras e as aparentes contradições entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. O tema foi abordado pelo arquiteto Gianfranco Franz, professor da Universidade de Ferrara, tendo como moderador Hélio Abreu, da ADIT e Cecília Lustosa, da UFAL.

A professora Corine Corbeau, também da Universidade de Ferrara, tratou da gestão integrada de zonas costeiras da Europa e o papel da União Européia na mediação das ações. O diretor da Agência de Fomento de Alagoas e professor da UFAL, Reynaldo Ruben, foi o moderador e o também professor da UFAL, Lindenberg Madeiros foi o debatedor.

A terceira palestra foi ministrada pelo diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Ferrara, Remigio Rossi, que falou sobre as ações desenvolvidas na região da Emília Romana, envolvendo instituições universidades e empresas. O debate contou com as presenças da professora Aline Barbosa, da UFAL e do representante do Ministério Ambiente no evento, Alberto Lopes, sob a coordenação do secretário Sérgio Moreira.

A última mesa do dia tratou dos modelos e métodos implementados na Emília Romana, para o estudo do ambiente costeiro. O tema foi conduzido pelo geólogo Umberto Simeoni, também professor de Ferrara. Os professores da UFAL, Lindenberg Medeiros e Valmir Pedrosa participaram do debate, junto ao representante do Instituto de Preservação da Mata Atlântica, Fernando Pinto. O evento será encerrado amanhã (25), com mais três conferências dos especialistas de Ferrara e a construção de uma agenda propositiva para 2010 e 2011.

Ainda participaram, a diretora técnica do Sebrae-AL, Renata Fonseca; a representante da FIEA, Eliana Sá; a representante da Universidade Federal de Alagoas, Aline Barbosa; e Herbert Araújo, secretário de Turismo de Maragogi.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯