22 Setembro 2021 - 18:33

Dia da Árvore é comemorado pelo IMA em trilha com estudantes no Sítio do Pau Brasil

Ascom IMA
Trilha especial acompanhada de jovens estudantes no Sítio do Pau Brasil

O Dia da Árvore é uma data para rememorar o papel essencial da flora em nosso planeta. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) celebrou este dia 21 de setembro com uma trilha especial acompanhada de jovens estudantes no Sítio do Pau Brasil, o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RMBA) da Usina Coruripe. A atividade de educação ambiental ainda contou com um momento de plantio e produção de sementes.

“A trilha guiada mostra a importância da mata, o que é uma área dinâmica de mata preservada com a interação entre fauna e flora”, explica Ykson Emery, assessor de Educação Ambiental. “A gente visa trabalhar hoje a consciência ambiental desses jovens para quando voltarem para casa sejam multiplicadores sobre a importância das árvores, porque elas fazem parte de nossas vidas”, conclui.

Os jovens ainda tiveram um momento no viveiro de mudas território, onde os técnicos de Educação Ambiental do IMA falaram da importância do reflorestamento. O Instituto também promoveu uma oficina de produção de mudas, para que depois estas sejam plantadas para recuperação de áreas degradadas, arborização das cidades e outros fins.

Sítio do Pau Brasil é uma das maiores áreas de concentração da espécie nativa no país

Área de Mata Atlântica de propriedade da Usina Coruripe possui cerca de 7.500 hectares e é reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como a área de maior concentração de pau-brasil nativo ao norte do Rio São Francisco.

A Unidade de Conservação (UC) é um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, utilizada para pesquisas científicas, educação ambiental e produção de mudas. O Sítio é utilizado também, por via desenvolvimento sustentável, para a geração de renda para as comunidades carentes do entorno das suas matas.

por Assessoria IMA

Comentários comentar agora ❯