22 Setembro 2020 - 09:39

Pesquisa diz que rio Tietê tem 150 km de água imprópria para uso

O trecho morto do Tietê, maior rio do estado de São Paulo, ficou em 150 quilômetros (km) neste ano, deixando a água imprópria para uso e inadequada para a vida aquática nessa extensão. No ano passado, o trecho morto – que inclui qualidade ruim ou péssima – alcançou a marca de 163 km. A menor mancha de poluição já registrada na série histórica do levantamento ocorreu em 2014, quando a extensão do trecho considerado morto foi de 71 km.

Os dados são do relatório Observando o Tietê 2020 – O retrato da qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do Projeto Tietê, da Fundação SOS Mata Atlântica, lançado hoje (22), no Dia do Tietê.

“É urgente promover a requalificação ambiental das bacias hidrográficas paulistas, com envolvimento de todos os usuários e governos, com ações que começam pela recuperação e a proteção de corpos d’agua urbanos e rurais e que formam a vasta rede de drenagem das bacias hidrográficas da Mata Atlântica”, disse Malu Ribeiro, gerente da Fundação SOS Mata Atlântica.

Neste ano, a qualidade de água ruim ficou dividida em dois trechos – diferente das manchas anteriores que eram contínuas. Os 150 km equivalem a 26,05% da extensão do rio monitorada pelo estudo. 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯