21 Junho 2022 - 18:07

Ibama apresenta, em Workshop, resultados do projeto piloto de monitoramento de agrotóxicos em matrizes ambientais

Vinicius Mendonça - Ibama
O projeto foi realizado em parceria com universidades e institutos tecnológicos com recursos do Ibama

Brasília/DF (20/06/2022) - A Diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Diqua/Ibama) realiza, no dia 22 de junho, o Workshop “Resultados do Projeto Piloto de Monitoramento de resíduos de agrotóxicos em matrizes ambientais e perspectivas futuras”. O objetivo é apresentar os resultados alcançados durante o projeto piloto de monitoramento de agrotóxicos em matrizes ambientais e, também, colher contribuições para o programa que está em desenvolvimento. 

O projeto foi realizado em parceria com universidades e institutos tecnológicos com recursos do Ibama, descentralizados para o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), com o propósito de desenvolver rotinas voltadas ao monitoramento e avaliação de amostras ambientais - água, água da chuva e solo, em relação a uma possível presença de resíduos de agrotóxicos. 

Para tanto, foram coletadas amostras nas matrizes ambientais - água superficial, água da chuva e solo - a fim de verificar, por meio de testes em laboratório, a ocorrência de defensivos agrícolas e, ainda, avaliar a sustentabilidade do ecossistema aquático. As coletas e os testes foram realizados com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (LabTox-Itep) e da Universidade Federal de Santa Maria (Larp-UFSM). 

Trata-se de um encontro aberto não somente aos servidores do Ibama mas, também, a pesquisadores e organizações envolvidas com estudos sobre os impactos dos resíduos de agrotóxicos no meio ambiente - além da sociedade civil interessada no tema. Confirme sua participação realizando a inscrição pela Escola Virtual do Ibama. Será possível solicitar o certificado de participação no Workshop ao final do evento.

Serviço 

Data: 22/06/2022 
Horário: 8h30 às 12h30 
Público-alvo: Servidores do Ibama interessados no tema, laboratórios parceiros, além da sociedade científica e civil interessada no assunto.
Link do evento*: MS Teams
Link para inscrição e certificados: Escola Virtual Ibama

Programação resumida do evento

  • Abertura 
  • Palestra Ibama: Apresentação dos resultados do projeto piloto de monitoramento de agrotóxicos em matrizes ambientais 
  • Palestra laboratório parceiro: Procedimentos utilizados para as coletas das matrizes ambientais 
  • Palestra Ibama/Supes SP: Como os pontos de coleta foram selecionados?  
  • Momento de perguntas e respostas:  considerações sobre o projeto piloto  
  • Palestra Ibama: Avaliação de risco ambiental de agrotóxicos 
  • Palestra Ibama: Cenários de avaliação de risco ambiental propostos para organismos aquáticos
  • Momento de debate, dúvidas, considerações finais 
  • Encerramento 

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯