20 Novembro 2023 - 10:08

Monitoramento do rio São Francisco reúne pesquisadores no município de Penedo

Assessoria
28 alunos do Colégio Estadual Gabino Besouro participaram da ação

Integrantes do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB), Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e do Projeto Meros do Brasil (PMB) uniram esforços em mais uma ação de monitoramento da qualidade das águas do Rio São Francisco. A atividade, parte do projeto de extensão "Observando os Rios", desenvolvido pela Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com a participação ativa de 28 alunos do Colégio Estadual Gabino Besouro.

Durante a ação, os participantes depararam-se com uma triste realidade: diversos materiais descartados de forma inadequada, contribuindo para a poluição do rio. O professor Cláudio Sampaio, um dos líderes da iniciativa, destacou a gravidade da situação: "Precisamos observar que tipo de materiais estamos deixando de reciclar e jogando nas águas dos rios. A situação é grave; temos microplásticos presentes nos organismos dos peixes e dos seres humanos também."

A coordenação do projeto "Observando os Rios" está a cargo dos professores da Ufal Penedo, Taciana Kramer e Cláudio Sampaio, com o apoio fundamental da SOS Mata Atlântica. Conforme o protocolo de monitoramento aplicado, a água do Velho Chico foi classificada como regular, evidenciando a necessidade premente de um cuidado mais atencioso com esse rio vital para a cidade e para o país. O professor Cláudio Sampaio concluiu, enfatizando a urgência da situação e a importância de ações contínuas para preservar o Rio São Francisco.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯