Integrantes do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB), Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e do Projeto Meros do Brasil (PMB) uniram esforços em mais uma ação de monitoramento da qualidade das águas do Rio São Francisco. A atividade, parte do projeto de extensão "Observando os Rios", desenvolvido pela Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com a participação ativa de 28 alunos do Colégio Estadual Gabino Besouro.
Durante a ação, os participantes depararam-se com uma triste realidade: diversos materiais descartados de forma inadequada, contribuindo para a poluição do rio. O professor Cláudio Sampaio, um dos líderes da iniciativa, destacou a gravidade da situação: "Precisamos observar que tipo de materiais estamos deixando de reciclar e jogando nas águas dos rios. A situação é grave; temos microplásticos presentes nos organismos dos peixes e dos seres humanos também."
A coordenação do projeto "Observando os Rios" está a cargo dos professores da Ufal Penedo, Taciana Kramer e Cláudio Sampaio, com o apoio fundamental da SOS Mata Atlântica. Conforme o protocolo de monitoramento aplicado, a água do Velho Chico foi classificada como regular, evidenciando a necessidade premente de um cuidado mais atencioso com esse rio vital para a cidade e para o país. O professor Cláudio Sampaio concluiu, enfatizando a urgência da situação e a importância de ações contínuas para preservar o Rio São Francisco.
por Redação
Comentários comentar agora ❯