18 Maio 2022 - 14:35

Programa Cidades+Verdes do MMA revitaliza Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio/RJ

Reprodução
Inauguração de estufa, plantio de mudas e recuperação do pórtico são algumas das ações realizadas

No último dia 17 de maio, o Ministério do Meio Ambiente - MMA em parceria com o Instituto EcoVida, e com o apoio da Prefeitura de Municipal de Cabo Frio, realizou a inauguração do viveiro de produção de mudas para a revitalização do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, localizado em Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi feito o plantio de 200 árvores e a entrega do novo pórtico de entrada do parque. Ao todo serão plantadas 10.000 mudas de espécies nativas da mata atlântica.

Estas ações, que integram o Programa Cidades+Verdes, são resultantes do termo de fomento firmado entre o MMA e o EcoVida, visando ampliar e recuperar essa importante área verde urbana, integrando as funções ecológicas e ecossistêmicas aos aspectos urbanísticos e sociais. O convênio também prevê o cercamento de um perímetro de 3.000 metros do parque e a realização de ações de educação ambiental em escolas do distrito de Tamoios, onde se localiza o Parque.

O evento contou com a participação do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, do Prefeito Municipal de Cabo Frio, José Bonifácio Ferreira Novellino, da Secretária de Meio Ambiente e Saneamento do Município, Sra. Dhanyelle Garcia, do Subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudança do Clima, Flavio Francisco Gonçalves, e do Coordenador da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro,Emiliano de Ângelis Reis

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado possui uma área total de 700 hectares e é o habitat natural do mico-leão-dourado, espécie emblemática da fauna brasileira.

Em consonância com os objetivos do Programa Cidades+Verdes, a revitalização do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado contribui para a melhoria da qualidade de vida na região, a partir da ampliação da arborização, do incremento de seus aspectos paisagísticos, do maior fluxo de espécies da fauna e da flora, da melhoria da qualidade do ar, da redução da poluição sonora e do estímulo à prática de atividades físicas.

"Realizamos por meio do Programa Cidades+Verdes a revitalização dessa importante área verde urbana que é o Parque Municipal do Mico Leão Dourado. Mais do que inaugurar um viveiro para a produção de 10.000 mudas, reforma do pórtico e ações de cercamento, entregamos hoje mais um espaço que contribui para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas!”, ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França.

Cidades+Verdes:

O Programa Cidades+Verdes, lançado pelo MMA em 2020 e executado em parceria com estados, municípios, organizações da sociedade civil e setor empresarial, tem como objetivo principal a criação, ampliação, recuperação e integração de áreas verdes urbanas. Além disso, busca aprimorar a gestão ambiental urbana por meio de ferramentas de mapeamento e monitoramento das áreas verdes urbanas; estabelecer diretrizes, indicadores, categorias e tipologias para o planejamento, implantação e monitoramento das áreas verdes urbanas; e valorizar a prestação de serviços ecossistêmicos pelas áreas verdes urbanas. Saiba mais sobre o Programa Cidades +Verdes (https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/agendaambientalurbana/cidadesmaisverdes).

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯