16 Junho 2021 - 10:59

Alagoas Mais Verde: Ipê Rosa possui benefícios para além da arborização

Paulo Lira
Ipê Rosa é uma das espécies escolhidas para arborização e recomposição de áreas degradadas.

O Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla) compõe a lista de espécies de plantio para arborização de municípios e recomposição de mata, feita pelo Alagoas Mais Verde. O projeto, que iniciou em 2015 pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), seleciona mudas nativas de acordo com as regiões de plantio e necessidades de cada área.

Na arborização de municípios é necessário analisar as condições de plantio, localidade e entre outras especificidades que fazem a diferença no desenvolvimento e crescimento da planta. Nas áreas urbanas, as ações do Alagoas Mais Verde contribuem para a preservação ambiental e bem estar da população.

O Ipê Rosa ocorre em matas e, em partes, na zona de transição entre o agreste e o sertão. Essa espécie é bastante considerada na arborização urbana pois, além da beleza, possui crescimento moderado e as raízes não são hostis. Também é indicada para recuperação de ecossistemas degradados.

Ainda, para além dos benefícios de arborização, a casca extraída dessa espécie concentra propriedades medicinais e também é muito utilizada nas farmácias de manipulação. O chá da casca, popularmente conhecido como “chá dos Incas”, é rico em vitaminas e minerais. Servindo como um antibiótico natural.

Os organismos polinizadores, a exemplo das aves e abelhas, também são agraciados com a presença dos Ipês. No período de floração, esses animais são atraídos pelas flores em formato de sino e a polinização contribui diretamente na preservação da biodiversidade. 

por Assessoria IMA

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.