Skip to content

Governo de Sergipe tenta cumprir prazos para obras do semiárido

Governo de Sergipe tenta cumprir prazos para obras do semiárido

Para tentar garantir que as obras da adutora do Semiárido sergipano não sofram atraso na sua conclusão, em razão do vendaval ocorrido no último dia 11 deste mês na região e que destruiu postes, fiações, telhas, vidros e calixos na unidade de captação de água e estação de tratamento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, visitou nessa quinta-feira, 14, o canteiro de obras do empreendimento realizado pelo Governo do Estado, através da Semarh, na Ilha do Ouro, em Porto da Folha. Márcio Macedo estava acompanhado do presidente da Deso, Max Montalvão.

Segundo Márcio, é preciso garantir que os danos causados pelo vendaval não atrase a obra prevista para ser entregue a população no mês abril deste ano. “Juntos, engenheiros e pessoal da coordenação do projeto, deixamos soluções viáveis para agilizar todo o processo de recuperação das perdas nas unidades. Em 15 a 20 dias o que foi destruído já deverá está restaurado. Quanto a parte da energização, tratarei pessoalmente nesta sexta-feira com a Energisa. Não quero que o calendário seja alterado pelo ocorrido”, frisou Márcio.

Sistemas de Adutoras

As obras de duplicação das adutoras do alto sertão e sertaneja e de construção da adutora do Semiárido, localizadas entre Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha, realizadas pelo Governo do Estado e sob a coordenação da Semarh, irão regularizar o abastecimento de água no semiárido sergipano, beneficiando 180 mil famílias em 25 municípios, entre sedes e áreas rurais.

As obras visam ainda à diminuição dos custos operacionais na manutenção das adutoras e contarão com sistemas de controle de vazão e perdas de água durante o processo de sua captação e distribuição. Segundo o coordenador da supervisão das obras, Adalberto Balogh, quase 50% dessa água é desperdiçada durante o processo atual. Um problema que será minimizado com o pleno funcionamento das adutoras, que passarão a funcionar de forma integrada.

Os municípios que vão receber regularmente a água tratada com a interligação das adutoras são: Canindé do São Francisco, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Gracho Cardoso, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Itabi, Nossa Senhora das Dores, Carira, Frei Paulo, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Amparo do São Francisco, Canhoba, Malhada dos Bois e Muribeca.

Mata do Junco

Antes de visitar o canteiro de obras da adutora do Semiárido, o secretário visitou a obra da sede administrativa do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, unidade de conservação localizada na cidade de Capela. Em fase de conclusão, a sede estará sendo inaugurada pelo governador Marcelo Déda na última semana de janeiro deste ano. Para Márcio Macedo, a infraestrutura viabilizará o desenvolvimento das atividades de gestão e manejo da área protegida pela Semarh.
“A construção da sede da Mata do Junco é uma obra primordial, de grande valia para a sociedade. Ela permitirá que os visitantes comuns e os estudiosos da área tenham a estrutura necessária para desenvolver seus trabalhos de pesquisa, além de poderem ainda apreciar a beleza que a Unidade de Conservação tem a oferecer”, comenta o secretário Márcio Macêdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também