12 Novembro 2009 - 08:24

Governo divulga hoje taxa anual de desmatamento da Amazônia

O governo divulga hoje (12), às 15h, os dados sobre o desmatamento da Amazônia entre agosto de 2008 e julho de 2009. Os números são do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já adiantou que a taxa deve ser a menor dos últimos 21 anos.

A divulgação, que geralmente é feita no Ministério do Meio Ambiente, será transformada em um grande evento, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Minc, outros ministros participarão do evento, entre eles a a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Governadores e secretários de Meio Ambiente de estados da Amazônia Legal também foram convidados.

De acordo com o governo, o desmatamento registrado entre agosto de 2008 e julho de 2009 deve ficar entre 8,5 mil e 9 mil quilômetros quadrados (km²), o que seria a menor taxa da série histórica do Prodes, iniciada em 1988. O menor índice registrado até agora é o de 1991, quando o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) contabilizou 11,03 mil km² de desmate. A taxa atual, do período 2007/2008, é de 12,9 mil km².

Na cerimônia, o presidente Lula também fará um balanço da Operação Arco Verde/Terra Legal, que inclui ações de regularização fundiária e apoio econômico para estimular atividades alternativas ao desmatamento.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯