04 Dezembro 2021 - 12:32

Ministro do Meio Ambiente participa das comemorações do marco de 24 milhões de árvores plantadas na margem brasileira de Itaipu

Reproduçao/MMA
Joaquim Leite destacou Itaipu Binacional como exemplo para o mundo na geração de energia sustentável

Oministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participou nesta sexta-feira (03.12) da celebração e do plantio da 24 milionésima árvore nas áreas protegidas da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). A marca faz parte de um programa iniciado há 42 anos, antes mesmo do início da operação da usina. “ Este feito mostra que o Brasil tem, sim, uma política sustentável, que protege a natureza, que protege a floresta, que usa racionalmente os recursos naturais e que gera menos emissão de gases de efeito estufa”, afirmou Leite, que lembrou ainda que Itaipu foi apresentada como exemplo de sustentabilidade para o mundo durante a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP26). Para ele, enquanto muitos países têm como meta ampliar a geração de energia limpa para os próximos 50 anos, no Brasil isso já é uma realidade.

O evento contou ainda com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Sampaio, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira. Além dos conselheiros e demais diretores da Itaipu, parlamentares e prefeitos de municípios da região Oeste do Paraná, entre outras autoridades.

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, destacou que as duas pastas trabalham de maneira integrada, o que possibilitará a ampliação de novos investimentos em outras fontes de energia, como a eólica, solar e o biometano. “Realizamos o primeiro leilão de geração de energia de resíduos sólidos. Somos um país que já tem a matriz mais limpa do mundo e temos políticas públicas que não só matem a nossa matriz limpa, mas que se preocupa com saneamento, se preocupa com a saúde pública e, por isso, nós trabalhamos juntos”, pontuou Albuquerque.

Nos últimos anos, Itaipu Binacional restaurou 34 mil hectares da Mata Atlântica, o equivalente a mais de 47 mil campos de futebol. “Os resultados alcançados pela Itaipu Binacional ao logo desses 42 anos, contribuíram diretamente para a segurança hídrica e energética, melhorando a qualidade da água que aflui ao reservatório, proporcionando excelentes condições para a conservação de espécies nativas da fauna e da flora, da Mata Atlântica”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, General João Francisco Ferreira.

Crescimento Verde

Em discurso durante a solenidade, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, citou o reflorestamento às margens de Itaipu como exemplo do Programa de Crescimento Verde, lançado pelo Governo Federal há 2 meses. O programa prevê investimentos, incentivos e priorização de projetos sustentáveis.

Leite ressaltou que o Brasil fará uma transição justa e responsável na direção de uma economia verde, comprometida com o uso racional dos recursos naturais, a redução de gases de efeito estufa e com a conservação florestal. “O Governo Federal entende que nós temos que acelerar, empreender, inovar e gerar o emprego verde. É assim que nós faremos a transformação que todos desejam. Sair de uma economia a base de combustíveis fósseis para uma economia a base de energia renovável”, afirmou.

O Programa Nacional de Crescimento Verde oferece financiamentos e subsídios para incentivar projetos e atividades econômicas sustentáveis, priorizar concessão de licenças ambientais e gerar os chamados “empregos verdes”. Hoje, já existem linhas de crédito de bancos públicos — da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por exemplo, — que chegam a R$ 400 bilhões para projetos sustentáveis. O recurso contempla áreas de conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura, energia renovável, mobilidade urbana, entre outras.

por Ministério do Meio Ambiente

Comentários comentar agora ❯