01 Outubro 2009 - 00:24

Destino do lixo nos municípios sergipanos é discutido em oficina

Divulgação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou a 5ª Oficina para a Construção do Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Estado, nesta quarta-feira, 30, na sala de reuniões da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A oficina também discutiu o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco.

O evento teve como objetivo promover ações articuladas entre o poder público e a sociedade para a construção dos referidos planos, encontrando assim soluções para a gestão integrada do lixo gerado no território estadual. Desde 15 de setembro, a Semarh vem promovendo a série de oficinas nos municípios-pólos sergipanos, em cumprimento aos termos do convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Representando o secretário da Semarh, Márcio Macêdo, o chefe de gabinete da secretaria, Cássio Murilo, ressaltou, na ocasião, que a Semarh tem um papel fundamental na coordenação do processo de elaboração dos planos. “Nossa intenção é coordenar o processo de formação dos marcos regulatórios desses projetos, indicando a melhor forma de concretizá-los. Mas, qualquer decisão a esse respeito tem quer ser tomada de forma colegiada”, explicou Cássio Murilo.

Também presente à oficina, o deputado estadual e representante na Assembleia Legislativa do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Vanderlê Correia, ressaltou que o problema do lixo municipal requer soluções urgentes, como a elaboração de consórcios para a construção de aterros sanitários. “Sergipe tem que se valer da prerrogativa de ser um estado pequeno, o que viabiliza a construção desses aterros de forma integrada. Os consórcios, portanto, são uma alternativa altamente viável”, afirmou o deputado estadual.

De acordo com o coordenador Geral do Grupo de Resíduo Sólidos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (FIS), Wellington Carvalho Vilar, a eliminação dos lixões a céu aberto é um grande desafio. “Trabalhamos nessa iniciativa com 75 municípios sergipanos bastante heterogêneos. Ainda este ano, vamos construir os dois planos de gestão de resíduos sólidos aqui discutidos e ainda preparar um banco de dados relativo ao diagnóstico e as propostas resultantes dos nossos trabalhos”, explicou.

As oficinas de resíduos sólidos ainda serão realizadas nos municípios de Riachão do Dantas, Centro Sul Sergipano, e Itabi, no Médio Sertão, respectivamente nos dias 2 e 7 de outubro.

Participantes

A oficina recebeu participantes de órgão públicos, como a própria Semarh, a Emurb e também a Seplan. Participaram ainda autoridades políticas, professores e especialistas em Construção Civil, Saneamento Ambiental e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de representantes dos municípios de Maruim, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Aracaju.
 

por Semarh/SE

Comentários comentar agora ❯