30 Novembro 2009 - 13:11

Ambulantes do Centro devem seguir novas regras da SMCCU

A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) baixou uma nova portaria com normas e condutas para o trabalho de ambulantes no Centro de Maceió. O objetivo é pôr ordem nas vendas durante o final do ano, quando o movimento de clientes no centro da cidade aumenta consideravelmente.

Pelas regras, fica proibida a permanência dos prestadores de serviço não cadastrados pela prefeitura na região revitalizada do calçadão do comércio. Também fica proibido ao ambulante vender, alugar, ceder, transferir ou emprestar o local de trabalho ou crachá a outra pessoa, “mesmo que seja da própria família”.

Para os que são cadastrados, a montagem dos equipamentos deve ser feita até as 9 horas, enquanto a desmontagem até as 18h30. Não será permitida a instalação de banquetas, tripés, estantes, prateleiras e caixas vazias que sirvam de suporte para colocar mercadorias.

No caso da venda de água mineral e refrigerante, só será permitida a sua comercialização em movimento, usando caixas térmicas com capacidade de 20 litros.

Segundo a portaria, não será permitida também a venda de qualquer produto em locais como bancos de praça, postes e cercas. Som ao vivo ou qualquer outro recurso sonoro também estão proibidos.

Comportamento - Mas as regras não dizem respeito apenas às vendas em si. Tratam também do comportamento dos vendedores, que não poderão usar bebidas alcoólicas durante o período de trabalho. Também não podem usar roupas com propagandas de bebidas, cigarros e políticos.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯