29 Novembro 2009 - 11:40

Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo define vencedores

Noventa jornalistas participaram, ontem,  da disputa do o Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo, que escolheu as melhores reportagens produzidas em 2008/2009. O evento de premiação aconteceu, no Espaço Pierre Chalita e este ano, foram 217 trabalhos inscritos. Um recorde. “São duas décadas estimulando o jornalismo investigo, ético e de qualidade, que aborda diversos assuntos de interesse da sociedade”, afirmou a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes da Silva.

A novidade esta ano, foi a premiação na categoria Webjornalismo, incluída pela primeira vez na premiação.

Criado em 1989, com o apoio da antiga Salgema, o Prêmio BBB de jornalismo, como é chamado atualmente entre os jornalistas, registrou momentos importantes da política, economia, cultura, turismo, esporte e outros setores da vida alagoana. Na edição deste ano, acompanhando a evolução tecnológica da comunicação, está trazendo mais uma categoria: Webjornalismo.

Este ano, a Medalha Denis Agra, concedida anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas, foi para o jornalista e ambientalista Anivaldo Miranda, fundador do Movimento pela Vida e que contribuiu com a luta para combater o crime organizado e a tortura, além de atuar na defesa do meio ambiente.

"A homenagem ao Anivaldo se dá em um momento histórico da categoria, quando comemoramos 20 anos do Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo", lembra Carlos Roberto Pereira, coordenador do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL).

Veja a lista dos vencedores:

Prêmio Principal- Maurício Gonçalves e Severino Carvalho "Hospitais em estado de coma"- Gazeta de Alagoas.

Reportagem Texto impresso- Lelo Macena; “Cidades estão ameaçadas pelos lixões “–Gazeta de Alagoas.

Reportagem de TV- Miguel Torres e Vera Valério; "Cientistas alagoanos lutam contra a extinção do pitu no Rio São Francisco"-TV Educativa.

Webjornalismo- Emanuelle Oliveira e Igor Castro; “A rota do turismo sexual em Alagoas”- Cada Minuto.

Fotografia- Esther Carvalho; “Degradação humana”-O Jornal.

Informação Econômica/Política- Patrycia Monteiro; “Estagnação econômica atrasa o Estado”-O Jornal.

Informação Esportiva/Cultural/Turística- Fernando Coelho; “Vidas Secas, 70 anos- Todos os sertões da existência”- Gazeta de Alagoas.

Design Gráfico- Jamylle Bezerra; “Vander Lee em dois tons”-Jornal Primeira Edição.

Assessoria de Imprensa- Carlos Gonçalves e Wellington Vasco; “Agente de Comunicação: a nova força de comunicação dos Correios.”

Prêmio Freitas Neto, destinado a estudantes de jornalismo- Raul Espinassé; Caminhada sem-terra (foto).
 

por Roberto Lopes com informações do Sindjornal

Comentários comentar agora ❯