30 Setembro 2009 - 01:25

Crianças do Pontal são incentivadas à leitura

Mauro Fabiani
Alunos da escola Mestre Izaldino

Os pequenos alunos do Centro de Educação Infantil Mestre Izaldino, localizado no Pontal da Barra, estão sendo incentivados à prática da leitura no seu dia a dia. A coordenadora pedagógica da unidade, Potyra Dias, explica que, desde o ano passado, a escola desenvolve projetos voltados para o incentivo à leitura e para despertar a importância das manifestações populares e culturais.

“Nosso principal desafio, atualmente, é envolver os pais nos projetos da escola. Porque pouco estaremos fazendo se o incentivo à leitura na escola não tiver continuidade no ambiente familiar”, afirma Potyra. Por este motivo, no período vespertino a escola vem sempre procurando desenvolver oficinas de leitura para os pais dos alunos.

A escola atende alunos de um ano e seis meses a cinco anos de idade. Para cada faixa etária, a leitura é trabalhada de maneira distinta. Além da leitura dos contos de fada, lendas e cantigas de roda, a direção pedagógica desenvolve encenações dos textos infantis, com teatro de bonecos e marionetes, bem como procura introduzir a boa música entre os estudantes.

PROJETO

Para incentivar a leitura entre os alunos, a unidade de ensino desenvolve os projetos “Escola de Pais”, a fim de envolver os pais com as atividades da escola; “Em Cena, os Funcionários da Escola”, uma alternativa para integração de todo o público interno na unidade educacional; “Água: Fonte de Vida”, para difundir a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais renováveis; além do “Festival do Picolé”, que aconteceu na última sexta-feira (25), onde a comunidade pode doar livros para participar do festival e consumir a quantidade que quiser de picolés.

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯