26 Outubro 2020 - 18:04

Prefeitura lança plataforma com protocolos para retomada esportiva

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), disponibilizou, nesta segunda-feira (26), uma plataforma digital que reúne os protocolos sanitários para a prática de modalidades esportivas coletivas, inclusive as que tenham contato físico direto. As atividades foram liberadas para adultos pelo Decreto Municipal Nº. 8.985, publicado na última sexta-feira (23).

O site, incorporado à plataforma de retomada das atividades econômicas do Município, faz parte do planejamento da Prefeitura de Maceió para o período atual. Além dos protocolos das modalidades esportivas que estão disponíveis para acesso por meio do download, o site conta também com abas de recomendações gerais e cuidados que os praticantes devem manter, com o objetivo de conter a propagação da Covid-19 e avançar de forma segura e responsável no retorno das atividades esportivas.

A lista de protocolos disponibilizados é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e as federações, associações e entidades esportivas locais, e leva em consideração as especificidades de cada modalidade. Além disso, especialistas na área sanitária participaram da elaboração, a fim de garantir uma retomada ainda mais segura.

O secretário-adjunto de Esporte, Lucas Romariz, explica que a Semtel mantém um diálogo permanente com as federações. “Desde o início da pandemia, a Semtel veio construindo todo esse processo com algumas federações que nos procuraram. A gente abriu um diálogo amplo com a participação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Cmel) e, em conjunto com eles, entendemos que os protocolos seriam definidos pelas próprias federações, já que elas têm maior domínio sobre suas atividades e, dentro de um padrão mínimo, pudessem elaborar esses documentos, seguindo as normas para a retomada segura”, comentou.

As federações que ainda não disponibilizaram seus protocolos podem encaminhar os documentos para o e-mail protocolo.semtel@gmail.com.

As caminhadas, corridas e ciclismo que já haviam sido liberados anteriormente continuam autorizados de maneira individualizada e seguindo todos os protocolos sanitários, como distanciamento social e o uso obrigatório da máscara.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Jair Galvão, apesar da liberação os praticantes das modalidades devem estar atentos às normas e seguir os protocolos. “Mais um importante passo foi dado. É necessário lembrar que ainda estamos no meio de uma pandemia e as regras de distanciamento social e higienização devem continuar sendo seguidas”, afirmou.

Todas as atividades serão monitoradas pelos órgãos fiscalizadores e pela Prefeitura de Maceió, que está vigilante à situação epidemiológica na capital e pronta para tomar novas as medidas caso seja necessário. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯