24 Agosto 2009 - 22:16

Prefeitura e Estado anunciam parceria na área de saúde

Reunião entre Cícero Almeida e Teotonio Vilela Filho foi no Palácio

A Prefeitura de Maceió e o Governo de Alagoas vão unir esforços para mudar a realidade da saúde pública no município. A parceria foi definida nesta segunda-feira (24), numa reunião entre o prefeito Cícero Almeida e o governador Teotonio Vilela Filho, que aconteceu no Palácio República dos Palmares (Centro).

A prioridade é fortalecer o atendimento no âmbito da atenção básica para evitar a superlotação de hospitais, o desperdício de recursos públicos e, assim, melhorar o atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Cícero Almeida afirmou que a administração municipal tem contribuído, paralelamente, para mudar esse quadro.

Ele citou as unidades de saúde de referência, como a João Paulo II (Jacintinho) e as que serão construídas em outros bairros, além da Casa Maternal Denilma Bulhões (Benedito Bentes), que realiza os partos naturais no local, atendendo à comunidade no próprio bairro.

Após a reunião no Palácio, essa parceria foi oficializada. “Vamos organizar o sistema e trabalhar unidos para nos fortalecer. O secretário Francisco Lins e a equipe dele têm carta branca para estudar os critérios técnicos e fechar essa parceria o mais rápido possível”, disse Almeida.

O governador Teotonio Vilela Filho revelou a intenção de transferir para o Município a gestão dos cinco mini pronto-socorros da capital, “com total apoio financeiro do Estado, para que tenha oxigênio suficiente para desempenhar a função”. Essa medida será discutida após estudo técnico.

Outra solução discutida pelos gestores e já determinada por Cícero Almeida, foi a ampliação do sistema de regulação, que já existe em Maceió: a Central de Regulação de Consultas e Exames (Cora) funciona em frente ao PAM Salgadinho.

Quando a central for ampliada, pacientes que chegarem ao HGE serão encaminhados para unidades específicas cadastradas, distribuindo os pacientes adequadamente na rede pública e desafogando o maior hospital do Estado.

Participaram da conversa os secretários de Saúde do Município, Francisco Lins - acompanhado da adjunta Rita Leone -, e do Estado, Hebert Motta, técnicos das duas secretarias e o secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯