24 Junho 2021 - 08:00

Fanut apresenta proposta para instituir Centro de Alimentação na Ufal

Divulgação
A professora Bruna Merten está organizando o projeto que será apresentado ao FNDE

A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai apresentar proposta relacionada ao edital do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para estabelecer parceria com as Universidades para implantação do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane). Esse projeto foi criado pelo Governo Federal em 2013 com o objetivo de executar ações para o fortalecimento da alimentação escolar.

Entre as linhas de colaboração propostas pelo Cecane, estão: projetos de apoio e pesquisa em segurança alimentar e nutricional; agricultura familiar e agroecologia; gestão de política pública de alimentação do escolar; monitoramento e avaliação; entre outras, por meio da formação de gestores, conselheiros, nutricionistas, coordenadores pedagógicos, professores, agricultores familiares e outros agentes, além da assessoria e consultoria aos municípios no âmbito das políticas públicas de alimentação escolar.

Na Ufal, os professores João Araújo Barros Neto, diretor da Fanut, e Bruna Merten Padilha, coordenadora de Extensão, estão coordenando a elaboração da proposta, que será submetida ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O fortalecimento do PNAE em Alagoas, que é detentor de um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, corrobora para a melhoria da situação social e de saúde do Estado”, destaca a professora Bruna Merten.

Segundo Bruna, a instituição de um Cecane na Ufal irá promover apoio técnico e operacional ao FNDE para o fortalecimento do PNAE nos municípios alagoanos. “Ao mesmo tempo, irá fortalecer o tripé acadêmico e a multidisciplinaridade, através do desenvolvimento de atividades articuladas de ensino-pesquisa-extensão, bem como da promoção de ações entre as áreas de saúde, educação e assistência social”, destaca a professora.

A Fanut esclarece na proposta que os recursos do Cecane são garantidos pelo FNDE. “O valor desse recurso varia de acordo com o nível de complexidade das ações propostas. A execução técnica será de responsabilidade da Fanut. Para a gestão administrativo-financeira entende-se como mais apropriado a contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes)”, detalham os coordenadores da proposta, que deve ser apresentada até o final de junho.  

por Ufal

Comentários comentar agora ❯