23 Janeiro 2020 - 18:41

Defesa Civil divulga endereços da área verde escura do Pinheiro aptos ao saque do FGTS

A Defesa Civil de Maceió divulgou nesta quarta-feira (22) a lista de endereços de imóveis da área verde escura do Pinheiro, em Maceió, que podem ser beneficiados pela decisão judicial que determinou a liberação do saque do FGTS para esse setor do bairro. A decisão da Justiça foi resultado de uma Ação Civil Pública da Defensoria Pública da União em Alagoas (DPU).

Clique aqui e veja a relação completa dos endereços
Antes da lista da área verde escura, a Defesa Civil havia divulgado a relação de endereços do Mutange e Bebedouro que também estão aptos para habilitação ao saque do FGTS.

De acordo com a Defesa Civil, a publicação da lista atende à solicitação da Defensoria para que endereços que não estiverem na relação sejam inseridos por meio de solicitação dos interessados e validação do órgão municipal.

A Defesa Civil explicou que 1.300 endereços foram identificados dentro da área verde escura do Mapa de Setorização de Danos. A relação de endereços foi feita com base nos dados da Prefeitura de Maceió, mas como na área beneficiada com a decisão judicial há espaços de ocupação irregular, pode haver endereços fora da relação.

Os moradores da área verde escura que não tiveram o endereço divulgado na lista e têm interesse de sacar o FGTS, têm prazo de 30 dias para procurar a Defesa Civil de Maceió, que fica na Rua Cônego João Barros Pinho, 107, no bairro do Pinheiro, e solicitar a validação do endereço. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A validação do endereço é uma verificação em campo. No fim do prazo de 30 dias e após validados os endereços, a lista definitiva será encaminhada à Caixa Econômica para, então, ser liberada a habilitação ao saque do FGTS pelos trabalhos que têm interesse.

O mapa de risco atualizado foi divulgado em junho do ano passado. O documento é dividido em quatro setores, todos com indicativo de evacuação e monitoramento. No Pinheiro, são duas áreas, a verde clara e a verde escura.

De acordo com a Defensoria Pública da União, os primeiros a terem direito à liberação do saque foram os moradores da área verde clara do Pinheiro, considerada de maior risco. Foram cerca de 500 saques, o que resultou em aproximadamente R$ 2 milhões.

Depois, o saque foi liberado para os moradores das áreas de risco dos bairros Mutange e Bebedouro. A liberação foi para cerca de 100 moradores e movimentou aproximadamente R$ 60 mil.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯