22 Setembro 2009 - 09:49

Dia Mundial Sem Carro é comemorado em Maceió

José Luiz Rios
Praça do Centenário

Um grupo de ciclistas alagoanos, membros da Organização Não Governamental Bicicletada, juntamente com integrantes do grupo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), organizaram uma programação em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado hoje, em Maceió e no restante do mundo.

A programação teve início às 6h15 na Praça do Centenário, no bairro do Farol, onde os integrantes da ONG distribuíram panfletos, sacolas de lixo para carros e organizaram uma série de exercícios físicos com a população que passava no local.

Para Alexandre Silva, um dos participantes do movimento, diversas cidades no mundo estão incentivando outras formas de deslocamento, como a bicicleta, o transporte público de qualidade e a própria caminhada. “Queremos um mundo melhor, uma cidade mais humana e mais democrática, onde as pessoas possam se livrar da escravidão do automóvel”, afirma.

Já para Daniel Moura, outro participante do movimento, será necessário utilizar este dia para reflexão. “É preciso saber se a população conhece os aspectos positivos e negativos quando se usa um carro”. Para ele, quanto mais consciência tivermos neste sentido, melhor se tornará o mundo.

O diretor-presidente do instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, Adriano Augusto, que também participou da panfletagem, informou que já recebeu autorização do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, para que o Instituto promova uma nova inspeção na qualidade atmosférica da capital alagoana, como acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo. “A qualidade do ar que respiramos vive na pauta diária do todos nós que trabalhamos com a questão ambiental. Neste sentido, não poderíamos ficar de fora deste evento”, explica Adriano.

O Dia Mundial Sem Carro teve início em 22 de setembro de 1977, na França, com o objetivo de estimular na população o uso de transportes não motorizados e/ou públicos, além de alertar sobre a poluição atmosférica causada em sua maior parte pelos gases emitidos por carros. No Brasil, mais de 60 cidades aderiram ao movimento No mundo, são mais de 1600.

Já a bicicletada é um movimento inspirado na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma "coincidência organizada", que começou a tomar as ruas de São Francisco nos EUA no início dos anos 90.

A programação continua a noite, com um passeio de bicicleta pela cidade de Maceió.
 

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯

  • wilton lobo Tive o prazer de ir ao encontro do dia mundial sem carro no ultimo 22 deste mês e adorei apesar da dificuldade que nosso governo coloca para eventos como esse. Não os conheço mas tenho certeza que os organizadores estão se esforçando bastante para alcançar o objetivo idealizado. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram para esse dia maravilhoso. Obrigado!