Skip to content

Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula promove ação em alusão ao Maio Laranja

  • Home
  • Maceió
  • Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula promove ação em alusão ao Maio Laranja

Unidade de Saúde da Família São Francisco de Paula promove ação em alusão ao Maio Laranja

A Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, localizada em Cruz das Almas, realizou nesta quarta-feira (18) uma ação voltada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conhecida também como a campanha do Maio Laranja.

Oferecido de forma didática nas salas de espera da unidade, o bate papo foi feito em parceria com os estudantes do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e contou com a presença de pais e mães da comunidade, possibilitando à equipe compartilhar informações importantes sobre abusos e formas de prevenir comportamentos impróprios, destacando maneiras de prevenção e sinais de alerta.

As palestras foram coordenadas pela fisioterapeuta e professora Vaneska da Graça, que supervisionou a ação dos acadêmicos do curso de Medicina da UNIT – Claudio Batista, Isabelle Goes, Laura Lacoque e Lavínia Quixadá. Na apresentação, o grupo explicou para a população que o abuso acontece quando há uma pressão de modo a obrigar a vítima a ter contato íntimo com o abusador.

“A melhor forma de evitar é ensinar as crianças sobre a privacidade de seus corpos, evitando toques em lugares íntimos. O alerta para os pais é observar o comportamento das crianças e dos adolescentes, como medo excessivo de pessoas, voltar a fazer xixi na cama, alterações de humor e reclamações de dor nas partes íntimas”, ressaltou Vaneska.

Para distrair a criançada houve distribuição de pirulitos, enquanto os pais recebiam panfletos educativos e se mantinham atentos ao conteúdo da palestra, que destacou a denúncia ao Conselho Tutelar ou ida à delegacia mais próxima como medida a ser tomada quando ocorrer qualquer atitude suspeita nesse sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também