19 Maio 2022 - 14:12

Educação realiza mapeamento em escolas municipais para identificar níveis de alfabetização de alunos

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Mateus Alves faz parte da equipe que está fazendo o mapeamento nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem realizado uma ação de mapeamento nas escolas para entender o desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental da rede de ensino. O objetivo é colher o máximo de dados sobre os níveis educacionais e de alfabetização dos alunos para direcionar projetos, criados pela secretaria, que auxiliem no desenvolvimento em sala de aula.

A Semed vem fazendo diariamente levantamentos sobre as deficiências nas escolas e dado suporte aos estudantes da rede municipal de ensino para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos e suas famílias, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares têm recebido continuamente um acompanhamento da secretaria, como uma forma de resolver situações que comprometam o ensino.

A Coordenação de Ensino Fundamental da Semed é o responsável pelo mapeamento. A coleta é feita por meio de questionários, provas, entrevistas e pelo próprio acompanhamento nas unidades escolares, por meio de visitas técnicas das equipe do setor.

O processo de mapeamento ocorre desde o início de 2022. Esses dados são reunidos e avaliados com os gestores das escolas como uma espécie de diagnóstico para identificar deficiências de aprendizagem em escolas do 1º ao 9º anos.

Responsável pelo mapeamento, Mateus Alves, contou que com o diagnóstico é possível ter o percentual do desempenho de cada aluno por escola e por turma.

"Avaliamos o desempenho dos alunos em língua portuguesa, matemática, fluência, alfabetização, entre outros. Conseguimos também fazer gráficos, painéis, ter a noção do nível de alfabetização o aluno se encontra e identificar quantos alunos, por turma, estão 100% alfabetizados ou não, os que ainda estão nos estágios iniciais ou não. É um parâmetro do cenário educacional de Maceió", explicou Alves.

Para Mateus, a ação é necessária para a secretaria entender como funcionam as práticas pedagógicas nas escolas e seus efeitos, e a partir disso realizar intervenções para sanar as deficiências encontradas.

"Esse diagnóstico é necessário e importante porque a gente precisa entender de que forma o processo de escolarização desses alunos acontece. Com o mapeamento, a gente consegue diagnosticar as dificuldades de cada escola e conseguimos trabalhar junto aos técnicos para ajudar a melhorar o desempenho dos alunos na escola", concluiu.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Juliane Medeiros, destacou que é através desse diagnóstico que estratégias e mais projetos de ensino serão construídos.

"É com esse mapeamento dos níveis de alfabetização linguístico que conseguimos direcionar as políticas públicas a esses alunos, como uma forma de recomposição de aprendizagem. A gente direciona trabalhos mais efetivos em escolas que têm maiores problemas referentes à alfabetização e outras situações. Além disso, é importante entender esse cenário para podermos buscar materiais de apoio aos professores realizarem na sala de aula", informou a coordenadora.

por Assessoria

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