Skip to content

Aplicativos conectam e facilitam atividades dos alunos do ensino fundamental

  • Home
  • Maceió
  • Aplicativos conectam e facilitam atividades dos alunos do ensino fundamental

Aplicativos conectam e facilitam atividades dos alunos do ensino fundamental

Realizadas pela internet, em virtude da pandemia do coronavírus, as práticas pedagógicas do ensino fundamental da rede municipal de Educação passaram a ser feitas pelos professores com a utilização de ferramentas online. Aplicativos como Whatsapp, Meet e Zoom se tornaram indispensáveis e extremamente necessários na aprendizagem dos alunos e canal de comunicação entre eles e os professores durante as aulas remotas.

O novo formato das aulas mudou a vida de professores, familiares e alunos. Na escola Maria José Clemente, localizada no Benedito Bentes, cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano têm encontro marcado em tempo real durante três dias na semana – segunda, quarta e sextas-feiras. Nesses dias, as aulas são realizadas por chamada de vídeo ou mensagem. Já nos demais dias, o professor permanece ligado remotamente nos seus horários de trabalho para tirar dúvidas dos alunos.

Um desafio e tanto para a comunidade escolar e familiares, segundo a coordenadora da escola, Júlia Márcia. “Ao realizar o nosso planejamento, avaliamos o ano de 2020 e vimos que a pandemia estava durando muito e precisávamos refazer algumas práticas, então passamos a realizar encontros semanais com coordenadores, professores e gestores; também nos reunirmos semanalmente com os pais e responsáveis buscando conscientização dos desafios desse ano letivo, alinhando, por exemplo como será o ensino remoto com as crianças, além de acompanhamento diário das crianças por mensagem ou ligação telefônica”, reforça.

A coordenadora ressalta a compreensão do professor nesse processo de aulas remotas. “Eles tem feito maravilhas, se comprometem com o melhor de si e tem despertado nas famílias a necessidade de caminharem juntos com a escola, mesmo quando não é possível estar conectado na internet”, argumenta ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também