14 Outubro 2021 - 07:00

Convívio Social inicia alinhamento de ambulantes na Rua das Árvores

Alberto Jorge/Ascom Semscs
Cones vão delimitar espaço dos comerciantes informais e restringir estacionamento irregular

Trazer uma melhor fluidez ao trânsito, facilitar o deslocamento de pedestres e garantir uma melhor organização para os comerciantes informais. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) iniciou um processo de alinhamento dos ambulantes na Rua Augusta, no Centro de Maceió. A ação contou com a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e aconteceu ontem, quarta-feira (13).

Inicialmente, para a demarcação da área destinada aos comerciantes informais, estão sendo utilizados cones, delimitando o espaço de cada ambulante e restringindo o estacionamento irregular de veículos na famosa Rua das Árvores.

Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, reforça a importância do início do ordenamento naquela região e ressalta que o reordenamento definitivo da Rua será finalizado após as obras de revitalização do Centro de Maceió.

“A Rua Augusta é mais um local do Centro de Maceió em que a Prefeitura está realizando o ordenamento para estabelecer um melhor fluxo de veículos e pedestres e determinar uma faixa de serviço para que os ambulantes possam comercializar seus produtos sem causar tumultos naquela localidade”, afirmou o titular da pasta.

A próxima etapa será realizada em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Será um levantamento de quantos ambulantes trabalham naquela região e quais os tipos de produtos comercializados por eles na Rua das Árvores.

Quem aprovou a ação da Prefeitura foi João do Nascimento, de 63 anos, que vende frutas na Rua das Árvores desde 2002. Para o comerciante, esse alinhamento vai diminuir os riscos de acidentes e, ele espera, que melhore o número de clientes.

“Achei muito legal essa iniciativa da Prefeitura, enquanto não chega a reforma definitiva. Porque a gente não precisou sair do nosso ponto para deixar organizado, isso é melhor para todo mundo. Vai ser bom para os comerciantes e também para os clientes que vierem comprar as minhas frutas”, ressaltou o ambulante.

O alinhamento também traz um feito positivo para os lojistas da Rua Augusta, como no restaurante em que trabalha Thamires Araújo, 28 anos. O estabelecimento foi aberto pela mãe da jovem há mais de 18 anos.

“Nós, comerciantes da Rua das Árvores, ficamos felizes com essa ação, porque antes ficavam vários ambulantes aqui na porta do restaurante, o que dificultava a passagem das pessoas e também a visibilidade da nossa loja. Uma ação dessa traz uma melhor acessibilidade para a população, especialmente para aqueles com alguma deficiência física, além de ser uma melhoria para toda a cidade”, disse Thamires.

Agentes de segurança da Guarda Municipal de Maceió (GMM) também estiveram presentes para dar o apoio necessário aos fiscais da Semscs e aos servidores da SMTT.

por Semscs

Comentários comentar agora ❯