13 Julho 2020 - 23:16

Usuários podem obter informações do CadÚnico pela Internet

Nesse período de pandemia por causa do coranavírus, as mais de 133 mil famílias maceioenses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais podem utilizar a internet para consultar as informações cadastrais. Os usuários podem acessar o site Consulta Cidadão ou o aplicativo Meu CadÚnico e não precisam se deslocar para uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Maceió para ter acesso ao cadastro.

No Consulta Cidadão é possível acessar individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por estados e municípios.

As mesmas informações também podem ser obtidas pelo celular, através do aplicativo Meu CadÚnico, uma versão mobile do site Consulta Cidadão. Para fazer a consulta, o beneficiário precisa inserir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além do estado e município de origem.

Além da opção de consulta, as duas ferramentas trazem informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Tarifa Social, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. No aplicativo Meu CadÚnico ainda é disponibilizada a localização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximos de onde o usuário está.

Outra facilidade do aplicativo – desenvolvido pelo Ministério da Cidadania – é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, código que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Semas orienta que para ter acesso ao aplicativo Meu CadÚnico, basta baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs. Já o Consulta Cidadão pode ser acessado clicando aqui.

Atendimento presencial

A Sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, localizada no bairro do Poço e na Serraria estão funcionando em horário especial, das 7h às 13h, com atendimento por agendamento, através do 3312-5924 .

O cidadão que precisar de orientações poderá entrar contato através dos canais de comunicação da Semas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da sede do Cadúnico, antes de se dirigir às unidades, pois o atendimento presencial será exclusivo para demandas específicas que se enquadrem em situação de urgência. E para que esse atendimento aconteça deverá ser previamente agendado.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯