Nesse período de pandemia por causa do coranavírus, as mais de 133 mil famílias maceioenses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais podem utilizar a internet para consultar as informações cadastrais. Os usuários podem acessar o site Consulta Cidadão ou o aplicativo Meu CadÚnico e não precisam se deslocar para uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Maceió para ter acesso ao cadastro.
No Consulta Cidadão é possível acessar individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por estados e municípios.
As mesmas informações também podem ser obtidas pelo celular, através do aplicativo Meu CadÚnico, uma versão mobile do site Consulta Cidadão. Para fazer a consulta, o beneficiário precisa inserir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além do estado e município de origem.
Além da opção de consulta, as duas ferramentas trazem informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Tarifa Social, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. No aplicativo Meu CadÚnico ainda é disponibilizada a localização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximos de onde o usuário está.
Outra facilidade do aplicativo – desenvolvido pelo Ministério da Cidadania – é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, código que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Semas orienta que para ter acesso ao aplicativo Meu CadÚnico, basta baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs. Já o Consulta Cidadão pode ser acessado clicando aqui.
Atendimento presencial
A Sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, localizada no bairro do Poço e na Serraria estão funcionando em horário especial, das 7h às 13h, com atendimento por agendamento, através do 3312-5924 .
O cidadão que precisar de orientações poderá entrar contato através dos canais de comunicação da Semas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da sede do Cadúnico, antes de se dirigir às unidades, pois o atendimento presencial será exclusivo para demandas específicas que se enquadrem em situação de urgência. E para que esse atendimento aconteça deverá ser previamente agendado.
por Secom - Maceió
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