Skip to content

Riacho Doce: estudantes expõem quadros e esculturas

  • Home
  • Maceió
  • Riacho Doce: estudantes expõem quadros e esculturas

Riacho Doce: estudantes expõem quadros e esculturas

A produção dos alunos da Escola Municipal Benevides Epaminondas, em Riacho Doce, com pintura, recortagem e escultura foi apresentada na I Exposição de Arte. O trabalho acontece pelo segundo ano consecutivo como parte do “Projeto Artes”.

O incentivo para o trabalho surgiu na turma da professora Maria Joselma Mesquita Cavalcanti. Durante seis meses ela apresentou técnicas e obras de artistas como Tarcila do Amaral e Mestre Vitalino. Os alunos conheceram a biografia de cada um, além de participarem de oficinas para dominar as técnicas de pintura e escultura.

“O envolvimento da turma foi muito importante porque tiveram contato com a arte. Inicialmente apresentamos informações sobre a pintura, mas durante as aulas eles se referiam muito a escultura da Sereia, localizada na praia do Mirante. A partir daí se interessaram em saber como aquele trabalho foi feito”, revelou Maria Joselma.

O resultado do envolvimento da turma foi impressionante. Durante a exposição feita para os pais eles explicavam aos pais detalhes das obras. A temática, em sua maioria, está atrelada ao universo de cada uma. “Se observarmos vamos encontrar animais marinhos, além de patos, passáros e cavalos. Mesmo com o contato com reproduções de cada artista envolvido eles tiveram facilidade em representar as coisas de seu cotidiano”, completou a professora.

As mães dos estudantes não esconderam o orgulho da produção dos filhos. A dona de casa, Josineide Alves dos Santos, fez questão de conhecer o resultado do trabalho desenvolvido pela filha Manuela de cinco anos. “Gosto muito do trabalho que fazem aqui. Minha filha neste período se desenvolveu muito”, reconheceu.

Um outro detalhe importante do trabalho com arte foi o envolvimento de dois alunos especiais na confecção das obras. A integração com o restante da turma foram fundamentais para o processo de inclusão. A seu modo cada um deu sua contribuição para o resultado final.

A diretora da unidade, Alba Bispo ao lado de sua vice, Sônia Tavares garantiram que para o próximo ano o projeto será ampliado. “Essa foi uma semente que foi plantada, mas já discutimos internamente e no ano que vem esse trabalho será desenvolvido com as outras turmas porque integrará nosso projeto pedagógico”, adiantou Alba.

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 14h, os alunos da escola irão fazer uma apresentação com o tema “Natal na Praça”. A atividade já faz parte do calendário da unidade e é aguarda pela comunidade que interage com professores e funcionários. O evento marca o fim das atividades neste ano letivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também