11 Maio 2021 - 23:07

Assistência Social e Habitação atendem mais de 1 mil famílias do Vergel

Visando atender as demandas habitacionais das famílias das comunidades Mundaú, Sururu de Capote, Peixe e Muvuca, no Vergel do Lago, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Adjunta de Habitação Popular implantaram um posto de atendimento na região. O local funciona num espaço, montado no canteiro de obras do Residencial Vilas do Mundaú.

Desde o final de março, técnicos da Semas e da Seminfra estão fazendo um plantão social para atender emergencialmente demandas referentes ao cadastro habitacional e para resolver pendências do Cadastro Único (CadÚnico), como inscrição e atualização cadastral. Para a inscrição habitacional, além do Número de Identificação Social (NIS) é necessário estar com os dados atualizados. No mês de abril, foram feitos 800 atendimentos pela equipe do CadÚnico.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, falou da importância de ter esse posto de atendimento próximo à comunidade. “O Plantão Social está dando celeridade e agilizando os processos da pasta da Habitação. O papel da Assistência Social é de integrar e completar essa frente de atendimento a população, focando na interlocução com as comunidades mais vulneráveis, para que além da moradia, essas famílias seja inseridas também em outros programas sociassistenciais disponíveis no município. Em abril, o CadÚnico atendeu 200 famílias por semana no Plantão Social”, pontuou.

Segundo a assistente social da Secretaria Adjunta de Habitação Popular, Adriana Gomes, foram atendidas cerca de 1200 famílias desde o final de março. “Outro trabalho que é feito pela equipe da Prefeitura é o relato social, que é um instrumento que avalia a situação do usuário que se encontra na comunidade. Fazemos o relato social para analisar caso a caso e dependendo da situação, autorizamos a realização do cadastro habitacional”, explicou.

As lideranças das quatro comunidades estão apoiando a ação auxiliando com o agendamento das famílias, para que realmente os moradores da região sejam atendidos. O Plantão Social funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 15h.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯