10 Dezembro 2009 - 16:47

SMS realiza seminário sobre a importância do Conselho Gestor

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do serviço social da Unidade de Saúde Dr. Roland Simon realizou, um seminário para discutir “a importância do papel do Conselho Gestor de Saúde no fortalecimento das estratégias para a efetivação do controle social”. O encontro aconteceu na Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, na Ponta Grossa.

O seminário teve como objetivo incentivar a mobilização dos usuários, comunidade, trabalhadores e gestores de saúde para a eleição dos novos conselheiros gestores da Unidade de Saúde Dr. Roland Simon.

“A oportunidade é impar para nós que fazemos a Secretaria Municipal de Saúde. Cada passo que dermos em benefício da população, é uma vitória para nós enquanto gestores. É através do conselho gestor, grande parceiro nosso, que conseguimos saber como estão os trabalhos da Saúde Municipal”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

A oportunidade visou capacitar os futuros conselheiros e sensibilizá-los para a importância do conselho para o controle social e o bom funcionamento da unidade. Os temas abordados foram: ‘O papel do Conselho Gestor e a função dos Conselheiros Gestores na efetivação do controle social no SUS’; e ‘Os desafios colocados aos Conselhos Gestores na atual conjuntura para a efetivação do controle social frente ao processo de privatização da saúde’.

Segundo Dirlene Soares, assistente social da Unidade de Saúde Dr. Roland Simon, o encontro foi um momento para ampliar o conhecimento dos futuros conselheiros. “Nessa oportunidade inicial os conselheiros foram capacitados e aprofundaram seus conhecimentos sobre a questão da privatização e a atuação do conselho gestor na efetivação do controle social”, disse.

A reunião contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre elas, usuários, comunidade, trabalhadores e representantes das unidades do 2º distrito, que abrange as unidades de Saúde do Pontal, Durval Cortez, PAM Salgadinho, Caíque Virgem dos Pobres, Dique Estrada, Brejal e Pingo d’Água.

A eleição será realizada no próximo dia 14, na Unidade de Saúde Dr. Roland Simon. Para votar o usuário deve ser maior de 16 anos, apresentar o cartão da unidade, que deve ter sido adquirido com no mínimo 60 dias, e apresentar um documento de identificação com foto.

COMPOSIÇÃO - O Conselho é formado por oito pessoas, com um mandato de dois anos de duração, e possui função deliberativa, onde o resultado dessas deliberações é levado ao gestor que pode homologá-la e tomar as devidas providencias que contribuirão para um bom funcionamento da unidade no seu gerenciamento e ações desenvolvidas.

 

por Secom Maceió

Comentários comentar agora ❯