10 Fevereiro 2010 - 11:53

Planejamento urbano na 4ª Conferência Municipal das Cidades

José Luiz Rios

O planejamento urbano é o tema central da 4ª Conferência Municipal das Cidades, realizada ontem pela Prefeitura de Maceió, no auditório da Faculdade Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas. O evento conta com a participação de secretários do município, representantes da sociedade civil organizada e populares.

Durante a abertura do evento pela manhã, o secretário de Planejamento do município, Marzio Delmoni, disse que o objetivo do evento é discutir questões ligadas ao desenvolvimento e ordenamento da cidade, com ênfase no que determina o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor.
Segundo ele, não há mais espaço na administração pública para projetos que não contemplam todos os aspectos sociais durante a sua execução, como saneamento básico, iluminação pública, educação e saúde, por exemplo.

“Antes havia muitos casos de obras que eram feitas e só depois descobria-se que alguns pontos não haviam sido considerados no projeto. Ou seja, faltava planejamento. Eram comuns situações em que um projeto passava por intervenções já depois de pronto e entregue à população”, explica o secretário, fazendo uma análise em âmbito nacional.

A vice-prefeita Lourdinha Lyra também destacou a importância em administrar uma cidade levando em consideração o planejamento urbano. “A prefeitura não tem parado de trabalhar pensando no futuro da população. Os projetos agora são pensados para continuar a trazer benefícios daqui a muitos anos”, afirma.

A 4ª Conferência Municipal das Cidades faz parte da preparação para a conferência nacional, que está sendo organizada por uma coordenação formada por representantes do Ministério das Cidades e do Conselho Nacional das Cidades. A Conferência Municipal vai eleger 60 delegados para a estadual.

Com o lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”, a 4ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá de 24 a 28 de maio, em Brasília. Após a confirmação da realização da conferência estadual – nos dia 17 e 18 de abril –, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) deu início aos preparativos referentes à organização da conferência municipal.
 

por Roberto Lopes

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.