04 Agosto 2021 - 07:00

Bike Patrulha passa por instrução para contínuo aperfeiçoamento de ações

João Victor Barroso/Secom Maceió
Secretário Thiago Prado conversa com os guardas municipais

Os Guardas Municipais do Grupamento da Bike Patrulha de Maceió passam por um curso de aperfeiçoamento promovida pela Coordenação de Ensino e Instrução da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O treinamento teve início ontem, terça-feira (3), na Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió, no bairro do Farol.

A capacitação conta com a participação de 32 guardas municipais que atuam no grupamento da Bike Patrulha. Durante o curso, eles tiveram as aulas de noções de corregedoria, código de ética da Guarda Municipal, noções de abuso de autoridade e Doutrina Tática Convencional.

Para a corregedora da Semscs, Jaclyn de Araújo, o grupamento está indo por um bom caminho, com os guardas municipais engajados e sempre buscando a conversa. “Houve uma troca, uma construção entre alunos e instrutora, onde os alunos tiraram dúvidas sobre como agir ou como poderiam ter agido em determinadas situações, e pude perceber que a equipe está bem encaminhada”, completou.

A aula de Doutrina Tática Convencional foi ministrada pelo Guarda Municipal Edvan Carvalho ao dialogar sobre ações do dia-a-dia, como a forma correta de utilizar os equipamentos de rotina, até como se portar em situações críticas no momento de uma grande operação.

“A matéria padroniza tudo o que é tático, com doutrinas. O nosso maior interesse é que o profissional mude seu comportamento, seu jeito de pensar e de agir. Que ele tenha sempre uma amplitude para agir com serenidade, dentro da legalidade, é uma transformação de pensamento, um estado de consciência para que ele atue da melhor forma possível servindo a sociedade com maior excelência”, disse Carvalho.

De acordo com o Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a Bike Patrulha é um importante grupamentos dentro da estrutura da Guarda Municipal de Maceió que atua na orla marítima da capital, trazendo uma maior a sensação de segurança e proximidade com a população.

“A Bike Patrulha é um grupamento especializado da Guarda Municipal, responsável pelo policiamento preventivo em toda a região de orla. Por isso é importante que estejam devidamente capacitados para lidar com o turista, com o maceioense e, acima de tudo, possa equalizar conflitos de forma pacífica e eficiente”, afirmou o secretário.

A instrução de aperfeiçoamento para os servidores que atuam na Bike Patrulha da Guarda Municipal prossegue nesta quarta-feira (04), a partir das 08h, no prédio da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió.

por Semscs

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.