27 Novembro 2021 - 05:00

Jogadora Formiga se despede da Seleção Feminina com homenagens

Thais Magalhães/CBF
Após 26 anos, Formiga se despede da Seleção Brasileira Feminina

Os olhos de Formiga marejaram já no hino que antecede a partida, um ritual que repetiu pela 234ª e última vez. Ovacionada por toda a Arena da Amazônia, a lenda ganhou reverências antes, durante e depois da goleada da Seleção Brasileira por 6x1 diante da Índia, em jogo válido pela primeira rodada do Torneio Internacional de Manaus.

“Foi maravilhoso, não poderia ser melhor. Saímos com a vitória, essas meninas se empenharam bastante por isso, então agradeço também a cada uma delas por se dedicarem a esse jogo, possibilitando que esta noite terminasse dessa forma. Foi maravilhoso o placar. Para fechar com chave de ouro, realmente tem que ser dessa forma. Tudo foi mesmo como imaginei. Sabia que essa torcida iria comparecer, Manaus sempre foi muito carinhosa com a gente e espero que assim permaneça Agradeço a todos pelo empenho e por tudo que fizeram para que isso hoje se tornasse realidade”, disse Formiga após a partida.

Antes da bola rolar, um vídeo preparado pela CBF TV foi exibido no telão, trazendo memórias e emocionando a eterna camisa 8 da Amarelinha. Na sequência, a Coordenadora das Seleções Femininas Duda Luizelli entregou uma placa dourada em homenagem aos 26 anos de entrega de Formiga à Seleção.

Obrigada. Simplesmente obrigada. Por tudo! Você é eterna!#F8rmigaInterminável ♾ #FormigaDay #FormigaEterna pic.twitter.com/w9Mp0ZiZaQ

— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) November 26, 2021
Com menos de um minuto, Debinha abriu o placar e dedicou seu 18º gol na Era Pia à companheira, ritual que se repetiu a cada gol da equipe. Manisha empatou para a índia, mas Gio fez o seu primeiro gol com a Amarelinha e o segundo do Brasil na partida.

Já na segunda etapa, Ary Borges marcou e, dois minutos depois, Bruninha e Geyse construíram boa jogada para Kerolin balançar as redes pela quarta vez. Geyse marcou o quinto e Formiga quase fez o sexto, mas a goleira Chauan defendeu e, no rebote, Ary Borges marcou pela segunda vez e fechou a conta. Formiga teria ainda mais duas chances defendidas pela arqueira indiana.

“Faltou um pouquinho de perna, sei lá, a goleira também não me ajudou (risos). Mas o que vale é essa festa, que tudo deu certo. Saímos com a vitória, que era o mais importante, e agora é pensar, terminar meu contrato com o São Paulo para quem sabe, num futuro próximo, possa estar aqui”, disse.

Ao fim do jogo, um abraço coletivo das Guerreiras do Brasil acolheu aquela que tanto fez por cada uma das meninas brasileiras apaixonadas pelo futebol. Na sequência, cada uma das jogadoras indianas esperou sua vez de tirar uma foto e registrar o momento com Formiga, referência internacional da modalidade. Um corredor se formou com as duas equipes e suas respectivas comissões técnicas, e Formiga fez questão de cumprimentar um por um. Recebeu os aplausos e a reverência de todos. Ao fim do trajeto, encontrou o seu início: a mãe, dona Celeste, segurava uma camisa comemorativa com os dizeres “Formiga eterna”, e o 8 transformado em símbolo do infinito. Ao lado dela, estava Érica Jesus, esposa de Formiga.

“Eu não tenho nem palavras. Para mim, foi um dos maiores presentes ter minha mãe aqui nesse momento. Tantas e tantas vezes eu sonhei com isso, e agora essa hora chegou. Comprei passagem tantas vezes e ela sempre me enrolando, né? (risos) Mas eu entendo, e tudo que Deus faz, ele faz perfeito. Hoje foi uma noite perfeita, e ela está aqui, assim como minha sobrinha, minha empresária, minha esposa, que sempre esteve ao meu lado. Em alguns momentos, cheguei a acreditar que ela de novo pudesse dar para trás e eu com certeza ficaria triste, porque não é a primeira vez que tento trazê-la. Mas graças a Deus ela aceitou, entendeu a importância desse dia na minha vida, e, claro, minha esposa ali insistindo, incentivando, falando bastante para que ela viesse”, contou Formiga, já esperando a companhia de Dona Celeste em seus próximos passos.

“A única coisa que desejo é que minha mãe tenha muitos anos ainda e que possa me acompanhar fora das quatro linhas, porque ela sabe que meu desejo é continuar ajudando essas meninas. Ela sabe da dificuldade que passei, sabe que o único desejo que tenho é ajudar tantas outras meninas que ainda passam dificuldade no Brasil, que precisam de estrutura. Se eu puder continuar ajudando, ela sabe que me ausentarei mais alguns anos de casa, mas é por um propósito maior, e acredito que ela vai continuar me apoiando até o final”, disse.

Surpresa da Rainha

A noite de Formiga, porém, ainda reservava uma grande surpresa: Marta, sua companheira de tantos anos na Seleção, veio participar da festa. Ela vestia a camisa comemorativa com o nome da amiga e entregou a ela um buquê de flores.

“Era especial estar aqui hoje pela Formiga. A gente viveu tantos momentos maravilhosos, foram anos de convivência na Seleção, em concentração, em jogos… a Formiga é um exemplo de superação e de ser humano para mim, então eu não podia deixar de participar desse momento e estou muito feliz que tudo deu certo para estar aqui”, comemorou a Rainha, projetando o futuro da equipe.

“No começo, é sempre complicado. É difícil imaginar a Seleção sem a Formiga, sem a garra que ela sempre colocou nos treinamentos e jogos, sem a resenha do dia a dia. Mas é como falei com ela: pedi para que não se afaste de nós, continue apoiando o futebol feminino e ajudando de alguma maneira, estando aqui ou não. Mas a gente espera que num futuro próximo ela possa estar aqui com a gente, porque só de tê-la conosco já é uma motivação para nós. E eu vou continuar aqui até o dia que Deus quiser. Vamos ver, né? Vamos viver um dia de cada vez, eu quero continuar contribuindo com essa nova geração para que a gente possa afirmar ainda mais o futebol feminino no nosso país”, prometeu.

Formiga recebeu também uma placa da seleção indiana entregue pelo técnico da equipe, Thomas Dennerby. Na sequência, o abraço apertado de Marta e as Guerreiras do Brasil jogando-a para o alto encerraram a festa com chave de ouro. Nada menos do que ela merece.

Confira, na íntegra, o último discurso de Formiga como jogadora da Seleção Brasileira:

“Dizer adeus não é fácil, né? Eu não me acostumo com essas coisas. Mas agradeço a todos pelo carinho, a todos que se empenharam bastante para que isso hoje acontecesse. Eu acho que quem ganha com tudo isso é o futebol feminino, por ter vocês aqui hoje prestigiando nossa Seleção, e que continue dessa forma.

Mesmo eu não estando mais dentro das quatro linhas, com certeza eu vou continuar, viu, Marta? Vou continuar contribuindo porque eu sei que muitas dessas garotas aqui tem um sonho, assim como você teve e conquistou. É nosso dever continuar dando essa oportunidade para que todas elas possam sonhar, ter o direito e o privilégio de jogar na melhor estrutura. Obrigada por suas palavras, continua comandando essa garotada que tem potencial até dizer chega, assim como você. Obrigada, nossa Rainha!

Obrigada, minha mãe, por a senhora ter enfrentado o medo de entrar num avião. Sou grata à senhora por tudo, a senhora me deu a chance de estar aqui hoje, assim como a Dilma Mendes. Obrigada, meu amor, por estar sempre comigo em todos os momentos. Agradeço a todos que passaram pela minha vida, atletas e comissão, porque todos deixaram um aprendizado para mim. Obrigada, Brasil, obrigada, Manaus, vocês dão show. Obrigada, comissão, obrigada, Fabinho, você sempre me ajudando com treinos físicos toda vez que precisei.

Obrigada a todas vocês. Boa sorte no torneio e não esqueçam: comprometimento com o trabalho, sempre. O poder, agora, está na mão de vocês.” 

por CBF

Comentários comentar agora ❯