02 Julho 2022 - 00:00

20 anos do Penta: festa reúne campeões da Copa do Mundo de 2002

Thais Magalhães/CBF
Cerimônia em hotel em Copacabana marca 20º aniversário da conquista do pentacampeonato

Uma noite para marcar duas décadas de história. A CBF realizou a festa dos "20 anos do Penta". Em um hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro, jogadores e integrantes da delegação campeã do mundo em 2002 comemoraram o 20º aniversário da conquista da Copa do Mundo FIFA Coreia do Sul e Japão.

Convidados pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para a celebração, os jogadores receberam camisas oficiais comemorativas da Seleção Brasileira e puderam reencontrar uma velha conhecida: a taça da Copa do Mundo. Ao lado dela, tiraram fotos e relembraram memórias vividas há 20 anos.

"Nesse dia em que comemoramos 20 Anos do Penta, a CBF quer fazer uma homenagem a todos os campeões do mundo. Só há Penta, porque houve Tetra, Tri, Bi e o primeiro campeonato", destacou Ednaldo Rodrigues no discurso de abertura da cerimônia, que seguiu:

"Didi, o Folha Seca, foi o melhor jogador da Copa de 1958. Em 62, foi a Copa do Garrincha. Pelé, o Rei, fechou com chave de ouro a Copa de 1970. A dupla Romário e Bebeto conquistou o mundo em 1994. Em nome desses atletas, homenageamos a todos, inclusive à comissão técnica, imprensa e a todos que assistiram e participaram de alguma forma.

Do elenco campeão do mundo, estiveram presentes: Anderson Polga, Belletti, Cafu, Denilson, Dida, Edilson, Edmilson, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Júnior, Kleberson, Lúcio, Luizão, Marcos, Ricardinho, Rivaldo, Ronaldo e Vampeta. Por conta de seus compromissos profissionais com o Athletico Paranaense, o técnico Felipão não pôde estar presente, mas mandou uma mensagem em vídeo para participar do evento.

Artilheiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, com oito gols, Ronaldo comentou a oportunidade de reencontrar amigos e companheiros de time que viveram, com ele, um momento tão especial.

"A história que escrevemos foi muito importante, mas esse reencontro é muito bom. Realmente é uma data muito especial. A CBF juntar toda essa galera é um detalhe muito bonito. A gente sempre vive a expectativa de mais um título, mas enquanto não vem, comemoramos o último", disse Ronaldo.

A cerimônia de celebração dos 20 Anos do Penta foi comandada pelo jornalista Mauro Naves, que trabalhou na cobertura do título pela Rede Globo. O repórter abriu os trabalhos da comemoração e chamou ao palco o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para um discurso de abertura. Em sua fala, o dirigente destacou a união do grupo de 2002, mas lembrou também das gerações que conquistaram a Copa do Mundo, em 1994, 1970, 1962 e 1958.

O discurso de Ednaldo foi seguido por Cafu, que, como capitão da conquista, representou o grupo da Seleção Brasileira. O ex-lateral ressaltou a alegria de reencontrar seus amigos e, acima de tudo, a maneira como o grupo manteve seus laços quase familiares, apesar do passar dos anos.

"O mais importante hoje é a celebração, ver todos que participaram dessa conquista tão importante para o nosso país".

Após a fala de Cafu, os jogadores foram chamados ao palco para receber camisas comemorativas da conquista dos 20 Anos do Penta. Membros da comissão técnica, integrantes do apoio da delegação e profissionais de imprensa que acompanharam a Copa do Mundo na época também foram homenageados.

Depois de receberem as camisas, os ex-atletas foram convidados para o ensaio oficial com a taça da Copa do Mundo. Os fotógrafos da CBF, Lucas Figueiredo e Thaís Magalhães, fizeram os retratos oficiais para marcar para sempre um evento que, na memória de cada jogador, já se tornou uma grande data.

Para fechar com chave de ouro a celebração, os convidados acompanharam a um show do cantor Xande de Pilares, que cantou alguns de seus principais sucessos, além do hit que embalou o pentacampeonato em 2002: "Deixa a Vida me Levar", eternizada na voz de Zeca Pagodinho.

Foi assim, no pagode, com alto astral e sorrindo, que a Seleção comemorou os 20 anos da conquista do pentacampeonato. E foi justamente dessa forma que, duas décadas antes, o Brasil ergueu a taça da Copa do Mundo. Parabéns, heróis do Penta!

por CBF

Comentários comentar agora ❯