31 Agosto 2009 - 16:22

Penedo participa de oficina do Plano de Ações das cidades históricas

Assessoria

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Penedo participaram em Brasília do encontro que discutiu o Plano de Ações das Cidades Históricas, que será lançado oficialmente no mês de setembro pelo Ministério da Cultura e pelo Iphan. Nessa reunião preparatória foram debatidas metas e estratégias para recuperação do patrimônio histórico e o envolvimento dos municípios na elaboração correta dos projetos, definindo o uso adequado do patrimônio dentro de padrões de manutenção permanente.

De acordo com as informações o evento serviu também para que fossem definidas as novas relações entre o Iphan e os municípios na preservação do patrimônio histórico, estabelecendo atribuições e responsabilidades das partes envolvidas no processo de recuperação e conservação arquitetônico, com envolvimento social. “Com o fim do Monumenta é necessário que uma nova política seja adotada pelo Iphan, em parceria com os municípios, para que haja a divisão correta de responsabilidades”, afirmou. “Além disso, foram debatidos meios de construir uma relação entre preservação material e a geração de emprego e renda”, concluiu.

O evento foi aberto com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando, e de diversos superintendentes estaduais. Participaram do evento representantes estaduais e gestores municipais das cidades históricas, e técnicos do Ministério da Cultura e do Iphan. Além da secretária Eliana Cavalcanti, Penedo foi representada pela UEP/Monumenta, através da arquiteta Luciane Macedo.
 

por SECOM/PMP

Comentários comentar agora ❯