21 Dezembro 2020 - 09:35

Visão das Grotas conquista prêmio de Melhor Filme na Mostra Sururu de Cinema

“Eu nunca imaginei que pudesse participar da Mostra Sururu. Era algo muito inacessível. O Visão das Grotas me fez perceber que eu posso. Eu sou uma preta que posso tudo. É isso!”. O depoimento empoderado de Agnes Vitória, 21 anos, retrata a importância do projeto que originou o documentário consagrado como Melhor Filme na categoria Júri Popular da última edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, na noite do último sábado (19).

Moradora da Grota do Rafael, no bairro do Jacintinho, Agnes é uma das integrantes da equipe que assina a direção coletiva do curta-metragem, que também levou prêmio na categoria Melhor Performance.

Produzido e filmado por nove jovens moradoras e moradores de comunidades periféricas da capital, a obra é resultante do Projeto Emergencial para Monitoramento da Covid-19 nas grotas de Maceió, realizado pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas.

Com imagens e depoimentos capturados com câmeras de celular, o filme registra os impactos, percepções e relatos locais sobre a pandemia. O êxito no festival simboliza mais um importante reconhecimento para o projeto que deu visibilidade ao cenário urbano e às vidas humanas mais vulnerabilizadas na capital durante a crise sanitária provocada pela Covid-19.

“A equipe do ONU-Habitat Brasil está muito feliz com esse reconhecimento do audiovisual alagoano. Sempre acreditamos nas vocações e potencialidades dos(as) moradores(as) das grotas de Maceió”, comemorou Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil.

“O Visão das Grotas é um dos nossos projetos mais significativos e potentes e os dois prêmios coroaram os três anos da nossa atuação em Alagoas, dando ainda mais ânimo para continuarmos contribuindo, junto com o Governo de Alagoas, para a prosperidade urbana sustentável e inclusiva do estado”, complementou.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯