15 Janeiro 2022 - 08:15

Biscoito típico do estado de Sergipe é tema para vídeo do Projeto Bossa Criativa

Daniela Santos
Bricelet, produto típico do Município de São Cristóvão, em Sergipe

Um tesouro em forma de biscoito”. Assim o Projeto Bossa Criativa define o Bricelet, produto típico do Município de São Cristóvão, em Sergipe. O quitute, oficializado recentemente como patrimônio cultural e imaterial do estado, é tema de um novo vídeo da Mostra Virtual São Cristóvão do projeto – realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O biscoito fino, cuja receita tem séculos de história, é apresentado pelo Bossa Criativa como uma “relíquia da gastronomia” a – recentemente reconhecida de forma oficial. O vídeo conta com apresentações e depoimentos de teor histórico e sobre patrimônio arquitetônico e as várias manifestações culturais da cidade sergipana, que completou 432 anos em 1º de janeiro de 2022. A curadoria do Arte de Toda Gente, programa que inclui o Bossa criativa e outras ações, é da Escola de Música da UFRJ.

O vídeo será apresentado no no site https://bossacriativa.art.br e no canal de vídeo Arte de Toda Gente youtube.com/artedetodagente. Os demais vídeos da Mostra Virtual São Cristóvão estão disponíveis nessas fontes.

Um pouco da história

Fundada no início do século XVII em São Cristóvão, a Santa Casa de Misericórdia entrou em decadência no século XIX, sendo ocupada pelo Lar Imaculada Conceição, a partir de 1911, prestando relevantes serviços à comunidade carente da cidade. A venda de biscoitos saborosos e com valor gastronômico, produzidos ali, com massa bem leve, conhecidos como “bricelets”, ajudaram a sustentar a ordem religiosa. A iguaria se consolidou como um elemento representativo da cidade – a quarta mais antiga do Brasil.

De origem suíça, o Bricelet é uma herança das freiras beneditinas, que viveram em clausura durante um longo período em São Cristóvão. Com o fim de manter as atividades do orfanato, a produção do petisco – que tem sabor de laranja –, passou para os antigos funcionários, Dona Vera Gomes e Sr. Manoel Santos. A eles coube a responsabilidade de manter viva essa história. Isso também deu a eles uma nova fonte de renda.

Natural de Aracaju, Sergipe, Dona Vera mora em São Cristóvão desde os oito anos de idade. Ela menciona o amor como ingrediente fundamental dessa receita singular, que há décadas encanta moradores e turistas. A quituteira é a personagem principal do vídeo.

A definição para “bricelet”, em francês, do Dicionário Pons, é: “waffle bem fininho e crocante”.

Sobre a Mostra

A Mostra Virtual São Cristóvão traz em seus vídeos história, cultura, gastronomia, artesanato e “fé na voz e nos trabalhos de alguns dos filhos e filhas ilustres da cidade histórica sergipana”, informa o projeto Bossa Criativa.. Quem abriu a série foi Joba Ralacoxa, com seu forró, seguido pelos artistas plásticos Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira e por outros destaques locais, como os lutiers Mestre Passos e Matheus Santana, a cordelista Dona Alda Cruz, a poetisa Vera Lúcia, Dona Marieta da Queijadinha e Vera Maria dos Bricelets – estas, mestres na gastronomia. A série mostra, também, criações de artesãos que produzem e expõem suas peças no Centro de Artesanato Sala dos Saberes e Fazeres; “imagens que contam histórias”, com os fotógrafos Neto Astério e Thiago Santos; e, ainda, ginga, dança e folguedos dos grupos folclóricos Caceteiras, Chegança e São Gonçalo – além de testemunhos de historiadores sobre a história e o patrimônio da arquitetura são-cristovenses.

A Mostra Virtual São Cristóvão é a primeira de uma série do Bossa Criativa. Ela contemplará nove cidades que são patrimônios culturais da humanidade, reconhecidos pela Unesco no Brasil: Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); no Rio de Janeiro, sua capital e Paraty; São Luís (Maranhão); Olinda (Pernambuco); e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), além da própria São Cristóvão (SE).

Sobre o Bossa Criativa

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa, com participação de artistas de todo o Brasil. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão das artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação também conta com séries, apresentações curtas, performances, palestras e atividades de capacitação. Todos os trabalhos são realizados de forma on-line ou presencial, e exibidos em vídeos, no site bossacriativa.art.br. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, fruto de parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade.

Os vídeos, assim como toda a programação da mostra e do Bossa Criativa permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto, no site e no canal de vídeo youtube.com/artedetodagente.

por Funarte

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.