04 Junho 2021 - 04:00

Corpo Cênico lança vídeo-dança Cereus Jamacarú nesta sexta-feira (4)

Divulgação
Vídeo é resultado das pesquisas do projeto Corpo-arte-cultura

Nesta sexta-feira (4),às 16h, acontece o lançamento do vídeo-dança Cereus Jamacarú, que marca o encerramento do projeto da licenciatura em Dança: Corpo-arte-cultura: Poéticas das danças tradicionais dos povos. É coordenado pelas professoras Isabelle Pitta Ramos Rocha e Noemi Mello Loureiro Lima e investiga as possibilidades poéticas em dança apoiadas no tripé corpo-técnica-criação, tendo como meio e produto investigativo o desenvolvimento de um processo colaborativo de criação em dança, a partir de releituras das danças tradicionais dos povos.

Neste contexto, a criação artística e os processos de pesquisa e investigação envolvidos são compartilhados por todos os integrantes do grupo envolvido. O webinário desta sexta será exibido no canal da Prograd no Youtube e após a apresentação do vídeo-dança haverá compartilhamento de relatos sobre as experiências no desenvolvimento do projeto e do processo criativo.

Segundo a professora Isabelle Rocha, o vídeo-dança é intitulado Cereus Jamacarú, representando uma metáfora da resistente planta do sertão nordestino, o Mandacarú, que, mesmo em terreno seco e inóspito, consegue florir e oferecer água, alimento e matéria-prima para produtos terapêuticos. “O resultado do projeto é uma história contada pelo olhar sensível de cada integrante, revelando os aspectos pessoais de suas crenças, através de elementos simbólicos utilizados em gestos e estéticas que respeitosamente contemplam as danças das tradições por eles vividas ou percebidas em seus corpos singulares e, as especificidades de como individualmente esta dança se manifesta por via de leituras tão plenas de poéticas e de verdades, contemplando assim a premissa de fazer esta homenagem às danças das tradições dos povos, entendendo o seu imenso valor na formação gestual e escolhas particulares de todos e de cada um deste projeto”, explicou.

O projeto, que iniciou em dezembro de 2019, ainda em forma presencial [antes deste contexto pandêmico], teve que ser modificado por conta da pandemia, e os trabalhos foram desenvolvidos entre atividades teóricas e práticas, com a participação das coordenadoras, dos próprios integrantes e de convidados que interagiram com a proposta. Após as mudanças sofridas de forma geral pelo contexto pandêmico, houve uma pausa nos encontros de aproximadamente dois meses, onde, sequencialmente foram retomadas as atividades de forma 100% on-line.

“Confinados, tivemos que aprender a nos adaptar aos ambientes virtuais, estudando, dançando e criando através de uma tela de computador que nos alimentou e sustentou em diversos momentos de desânimo, medo e desesperança. O vídeo-dança tem a duração de 20 minutos e toda a produção e edição foi realizada com os recursos tecnológicos dos próprios integrantes do projeto de extensão: Amanda Barros, Brunna Souza, Conrado David, Djamyson Olímpio, Kemelly Clara, Maria Alves e Vitória Safi”, contou Isabelle.

O Corpo Cênico da Ufal, é um equipamento cultural da Universidade, vinculado à Coordenaçãod e Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e está voltado à formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes e à pesquisa, produção e difusão anual das artes da cena [teatro, dança, circo, arte da performance, entre outras], estimulando o desenvolvimento de projetos que possibilitem a experiência artística na criação e na difusão de obras cênicas, privilegiando os seus aspectos pedagógicos e formativos.

Ficha técnica

Coordenação do projeto: professoras Isabelle Rocha e Noemi Loureiro
Corpo Cênico Dança 2019–2021: Amanda Barros, Brunna Souza, Conrado David, Djamyson Olímpio, Kemelly Clara, Maria Alves e Vitória Safi.
Direção de Encenação: Isabelle Rocha e Noemi Loureiro
Direção de montagem: Amanda Barros, Brunna Souza e Isabelle Rocha
Edição: Amanda Barros, Brunna Souza e Djamyson Olímpio
Desenhista e Design gráfico: Djamyson Olímpio

por Ufal

Comentários comentar agora ❯