Skip to content

Estados e municípios podem economizar na compra de móveis escolares

Estados e municípios podem economizar na compra de móveis escolares

Municípios, estados e Distrito Federal, que tiverem interesse em renovar e padronizar o mobiliário escolar das redes de educação básica, podem aderir ao pregão eletrônico para registro de preços, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O mobiliário pode ser adquirido com recursos próprios ou de outras fontes. As escolas públicas dos locais prioritários definidos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) receberão os equipamentos gratuitamente.

O pregão destina-se à compra de mesas e carteiras para professores e estudantes. O gestor pode acessar a página do FNDE na internet (www.fnde.gov.br) para conhecer os modelos e preços dos móveis disponíveis e o passo a passo para a adesão. As especificações do mobiliário decorrem de acordo de cooperação técnica entre a autarquia e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que cedeu o projeto de móveis escolares
baseados nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O mobiliário é composto pelo conjunto do aluno (carteira e cadeira), do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes cadeirantes. Todos os móveis são adaptados de acordo com idade e série do aluno e foram projetados para ter mais durabilidade que o mobiliário escolar comum.

Registro de preços – “O pregão eletrônico para registro de preços garante maior transparência ao processo de compra, mais rapidez na contratação e padronização nacional do produto, graças à nossa parceria com o Inmetro que verifica o cumprimento das especificações determinadas no edital”, afirma o diretor de Administração e Tecnologia do FNDE, José Carlos Freitas.

“Como o pregão prevê a compra de grandes quantidades, conseguimos reduzir bastante os preços em função do ganho de escala”, conclui Freitas. A primeira experiência da autarquia no registro de preço de produtos para aquisição pelos estados e municípios foi o programa Caminho da Escola, que permitiu a compra de ônibus escolares feitos especificamente
para o transporte de estudantes da área rural. Desde a implantação, em 2008, até fevereiro deste ano, o programa atendeu 2.697 municípios, com a compra de 5.721 ônibus escolares.

Bicicletas – Além dos veículos e dos móveis, estão sendo preparados registros de preços para a aquisição de bicicletas escolares, uniformes e cadernos. No caso das bicicletas, o FNDE encomendou à Fundação Getúlio Vargas um estudo de mercado para ter um panorama geral do setor e, junto com os fabricantes, está elaborando um modelo próprio para uso pelos estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também