17 Junho 2021 - 06:00

Ministério da Cidadania: Brasil assume Presidência Pro-Tempore do Mercosul Social

Ministério da Cidadania
O ministro da Cidadania recebeu a Presidência Pro-Tempore do Mercosul Social

A 36° Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul reuniu autoridades da área de Desenvolvimento Social de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O encontro discutiu iniciativas conjuntas para fortalecimento e aperfeiçoamento de políticas sociais durante a crise sanitária da Covid-19 e cenários para o futuro.

Além disso, houve a transmissão de cargo da presidência. O ministro da Cidadania, João Roma, recebeu de Daniel Arroyo, ministro do Desenvolvimento Social da Argentina, a Presidência Pro-Tempore do Mercosul Social. Entre julho e dezembro de 2021, o Brasil conduzirá os trabalhos no âmbito do bloco. O objetivo da nova coordenação será a maior integração entre os países e o fortalecimento das políticas públicas para a proteção dos mais vulneráveis.

“Fico feliz de participar, pela primeira vez, deste seleto grupo, neste período desafiador que estamos vivendo, de enfrentamento da Covid-19. É fundamental trabalharmos cada vez mais no quesito interação. Não só pela nossa proximidade geográfica, mas pelos valores culturais. Isso nos gera pertencimento. Quanto ao Mercosul, vamos cada vez mais intensificar as relações institucionais, buscando ações integradas e cooperação para o benefício das nossas populações”, afirmou João Roma.

O ministro João Roma listou as ações brasileiras durante a crise sanitária. O Auxílio Emergencial, em 2020, distribuiu mais de R$ 294 bilhões, em nove meses, a cerca de 67 milhões de brasileiros em vulnerabilidade. Em 2021, o benefício foi retomado, devido à continuidade da Covid-19, e contempla desde abril mais de 39 milhões de famílias.

“Junto a isso, estamos avançando na reestruturação dos projetos sociais já existentes, como o BPC, o Benefício de Prestação Continuada, e o Bolsa Família, que hoje alcança mais de 14 milhões de famílias. Também temos o Programa de Aquisição de Alimentos, ressaltando outro item que ficou latente no enfrentamento da doença, que é a questão da segurança alimentar e nutricional, para a qual estamos tomando diversas iniciativas no Brasil”, listou o ministro brasileiro.

A Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul ocorre semestralmente. O objetivo é gerar espaços de debate e de construção de estratégias conjuntas para a promoção de medidas que visem à plena inclusão econômica e social das populações pertencentes aos países do bloco, reduzindo, assim, a vulnerabilidade.

por Ministério da Cidadania

Comentários comentar agora ❯