15 Agosto 2011 - 22:11

Campanha contra paralisia infantil atinge a 66% do público-alvo

Mais de 9,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade já tomaram a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, o equivalente a 66% do público-alvo. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi iniciada no último sábado (13). O Pará e o Acre são os estados com o menor percentual de cobertura vacinal até o momento, 35% e 44% respectivamente. Pernambuco e o Rio Grande do Sul apresentam os maiores índices de vacinação, acima de 80%.

A meta do governo federal é imunizar pelo menos de 14,1 milhões de crianças, o que corresponde a 95% da população com menos de cinco anos de idade.

O Brasil não registra um caso de poliomielite há 22 anos. A vacinação é necessária porque 26 países ainda têm casos da doença, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A criança fica completamente protegida somente depois de receber as duas doses da vacina. Quem não recebeu a primeira dose, no dia 18 de junho, também deve procurar um dos postos de vacinação. É recomendado que os pais levem a caderneta de vacinação.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯