13 Junho 2021 - 15:29

Empreendedorismo: profissionais da Educação serão capacitados em gestão

O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar o desenvolvimento da cultura empreendedora dentro dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma das iniciativas para alcançar esse objetivo é a capacitação de profissionais da Educação em gestão para aprimorar projetos pedagógicos, a qualidade da educação e o relacionamento com a comunidade escolar.

Essa capacitação ocorre por meio do curso online e gratuito As dimensões da gestão escolar, uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso já soma 4 mil inscritos. A duração é de 40 horas com prazo de 60 dias para conclusão.

A intenção é que, ao compreender melhor a dinâmica das atividades que envolvem a atuação, o gestor escolar possa definir de forma mais efetiva as estratégias dentro do ambiente escolar e fortalecer a liderança.

“A metodologia parte da bagagem que os participantes adquiriram nas suas formações acadêmicas e experiências profissionais. Isso é o que objetivamos: propiciar a reflexão sobre seu papel como gestor escolar no desenvolvimento de projetos pedagógicos, assim como trabalhar o comprometimento com uma educação de qualidade, criativa e inovadora”, explicou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, do Ministério da Educação, Renato de Oliveira Brito.

Dimensões
Serão trabalhadas oito dimensões da gestão escolar, que são a gestão por excelência, tecnológica, de infraestrutura, de relacionamento com a sociedade, de pessoas, financeira, da comunicação e pedagógica.

“A gestão de pessoas acaba refletindo um pouco na dinâmica do espaço escolar. A gestão financeira é importantíssima. Nós encontramos ainda muitos diretores que não têm esse conhecimento, essa capacitação para trabalhar com o recurso financeiro. Na gestão da comunicação, a escola tem que dialogar com o externo, dizer o que está fazendo, o que ela está promovendo. E a gestão pedagógica que não poderia ficar de fora dessa capacitação”, detalhou Renato de Oliveira Brito.

Parceria pelo empreendedorismo
O curso de gestão é uma das iniciativas da parceria firmada, em abril, entre o Ministério da Educação e o Sebrae para incentivar a inclusão de conteúdos de empreendedorismo no ensino e assim gerar oportunidades aos estudantes das escolas públicas do país. A expectativa é que as atividades da parceria atinjam mais de 500 mil professores e beneficiem 4 mil estudantes.

As atividades se concentrarão em cinco grandes eixos, que são empreendedorismo inovador na educação profissional e tecnológica, desenvolvimento territorial, valorização de práticas, formação de estudantes e formação de professores.

De acordo com o Sebrae, a proposta é ofertar cursos de formação aos professores e também aos estudantes em temas relativos ao empreendedorismo. Os cursos ofertados serão os que já estão disponíveis no site do Sebrae e outros podem ser elaborados a partir de demandas surgidas ao longo da parceria.

Na programação estão ainda oficinas nos estados para integrar as iniciativas de empreendedorismo e inovação à BNCC junto às secretarias de educação e também iniciativas de aproximação do ensino técnico a setores produtivos para o desenvolvimento de projetos e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Acesse o curso

por Ministério da Educação

Comentários comentar agora ❯