09 Maio 2021 - 05:00

Liberação de viadutos na BR-230/PB melhorará transporte de cargas

DNIT
Os dois viadutos parcialmente liberados estão localizados no km 8,4 e no km 9,5

O motorista que utiliza a BR-230/PB já conta com a liberação parcial de dois viadutos, entre Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba. Resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro – e com aporte financeiro de emenda parlamentar da bancada federal –, o empreendimento terá impacto direto na logística para escoar as cargas da região portuária, proporcionando também o fortalecimento do comércio local.

Os dois viadutos parcialmente liberados estão localizados no km 8,4 e no km 9,5 e têm, respectivamente, 591 metros e 712 metros de extensão. As obras também permitirão o aumento da quantidade de veículos que utilizam a rodovia, com um volume diário previsto de, aproximadamente, 43 mil carros.

A adequação de capacidade e segurança da BR-230/PB foi viabilizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro. A execução dos serviços está a cargo do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC), com supervisão e gestão por parte do Comando do 1° Grupamento de Engenharia. Já a fiscalização técnica dos trabalhos e a gestão conjunta do TED é de responsabilidade do DNIT.

Com conclusão prevista para 2022, os serviços incluem a implantação de seis novas passarelas, três faixas de rolamento na pista principal, em ambos os sentidos, com pavimentação nova, vias marginais em ambos os lados e retornos sob os quatro viadutos em operação.

por Ministério da Infraestrutura

Comentários comentar agora ❯