31 Agosto 2009 - 15:38

Alagoas registra 956 assassinatos no primeiro semestre

PC - AL
Delegada Luci Mônica na reunião do Conseg

A delegada Luci Mônica, diretora do Departamento de Estatística e Informática da Polícia Civil (Deinfo), fez, nesta segunda-feira (31), uma explanação ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) do funcionamento daquele setor. A reunião ocorreu no salão de despachos do Palácio dos Martírios, no Centro.

Delegada Luci Mônica defendeu maior integração entre a Polícia Civil, o IML e o Hospital Geral para uma maior agilidade na elaboração dos números estatísticos no Estado, principalmente quanto ao número de homicídios. “Isto vai permitir que a sociedade tenha informações de forma mais rápida e real, pois o grande problema ainda se refere a alimentação do sistema”, destacou Mônica.

Aproveitando sua participação na reunião do Conseg, a diretora do Deinfo solicitou apoio dos conselheiros, no sentido de que seja adquirido pelo Estado um software (programa) capaz de alimentar o sistema – em tempo real – nos procedimentos realizados nas delegacias da instituição, similar ao utilizado no Rio de Janeiro (RJ).

O presidente do Conseg, procurador da República Delson Lyra, declarou que implementará esforços para que o primeiro projeto gerido com recursos do Conselho, seja a aquisição desse software para dar melhores condições ao setor de estatística da Polícia Civil. “Considero a informação mais importante que as armas”, frisou Lyra.

Durante a reunião do Conselho de Segurança, a delegada Luci Mônica apresentou os últimos dados referentes à violência. Em Alagoas, foram registrados 956 assassinatos no primeiro semestre deste ano.

Na capital foram 422 homicídios. A delegada destacou que todos os homicídios ocorridos em Maceió já têm inquéritos instaurados e, neste aspecto, em termos estatísticos há uma integração exata entre o IML Maceió e a Polícia Civil.

A diretora do Deinfo disse que foram cumpridos 135 mandados de prisão em 2008 e 67 no primeiro semestre deste ano. No entender de Luci Mônica, os números estão abaixo da realidade. No entanto, está começando a ser preparada a Central de Mandados para fazer o trabalho de cadastramento de todos os casos.

A delegada revelou ainda sua preocupação em capacitar o pessoal do setor de estatística para coleta e análise dos dados relativos à violência em Alagoas. Ela citou como exemplo, o fato de ter enviado um policial civil para curso de Analise Criminal, em Brasília Em outubro, por meio da Apocal, estará realizando um curso de aperfeiçoamento do sispolweb para melhoria na confecção dos Boletins de Ocorrência (BO).

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, que esteve presente a reunião, destacou ver o conselho como um grande parceiro da PC e que isto permite inúmeros avanços para o setor de Segurança Pública, nas ações de combate a criminalidade.

 

por PC/AL

Comentários comentar agora ❯