Skip to content

Rede estadual de Alagoas tem cinco projetos selecionados para maior feira científica do país

  • Home
  • Alagoas
  • Rede estadual de Alagoas tem cinco projetos selecionados para maior feira científica do país

Rede estadual de Alagoas tem cinco projetos selecionados para maior feira científica do país

Alagoas teve nove projetos selecionados para o maior evento científico da educação, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). Destes, cinco são de escolas da rede estadual. A 18ª edição da Febrace ocorre de 17 a 20 de março de 2020 em São Paulo.

Foram selecionados os seguintes projetos: “análise dos efeitos inseticidas a partir do louro visando o controle de baratas urbanas”, da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca; “barco removedor de resíduos”, da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, de Traipu; “Deata – dispositivo de exame audiométrico tonal com arduíno”, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos; “mudança de hábitos: por uma linha sem lixo”, da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios e “viver vale a pena: ambiente digital interativo para jovens e adolescentes vítimas de depressão”, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa.

Completam a lista os projetos “educação financeira como ferramenta de formação de cidadãos conscientes”, do Instituto Federal de Alagoas- Campus Santana do Ipanema; “desenvolvimento sustentável e empreendedorismo: a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos”, da Unidade Integrada Sesi/Senai Carlos Guido Ferrário Lobo (EBEP Maceió – unidade Benedito Bentes); “recicle – reaproveitamento de circuitos e componentes eletrônicos”, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Palmeira dos Índios e “reutilização de pneus na construção de pisos táteis”, da Escola Sesi de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes (Sesi Cambona – Maceió).

Vinculação – A partir da edição 2020, a Febrace passa a receber o projeto vencedor da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), que foi recentemente credenciada ao evento da USP.

A vinculação ocorreu após credenciamento feito junto à USP e analisado pelo comitê da Febrace. “Há muitos anos tínhamos esse desejo de credenciar nossa feira à Febrace, um evento visibilidade nacional. Acreditamos que essa vinculação trará ainda mais qualidade à nossa iniciação científica, aumentando o nível dos projetos desenvolvidos por nossos alunos”, avalia a secretária executiva da Educação, Laura Souza.

E veio da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, da cidade de Traipu, o projeto vencedor da Feceal: orientados pela professora Taciana Santos da Silva, os estudantes Jefferson de Souza Nogueira e Edrei Amorim Soares desenvolveram um protótipo de Barco Marítimo Removedor de Resíduos. O projeto foi apresentado na Mostra de Robótica do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas e chamou atenção pela proposta e uso do equipamento no recolhimento de lixo e outros materiais presentes na água.

Escola Avelina do Carmo foi a vencedora da Feceal e ganhou credenciamento fotos José Arnaldo 2

Veteranos – A 18ª edição da Febrace também marca a conquista de recordes pessoais de duas escolas veteranas na feira: as escolas estaduais Humberto Mendes e Izaura Antônia de Lisboa.

Presente em 13 das 18 edições da Febrace, a Humberto Mendes é a escola alagoana com maior número de participações na feira da USP e a segunda em número de projetos selecionados – 16 ao todo, ficando atrás apenas do Ifal Palmeira dos Índios, que contabiliza 23 trabalhos selecionados nestes 18 anos de feira.

Para 2020, a Humberto Mendes levará para São Paulo o projeto “Linha sem Lixo”, no qual a escola se uniu à Prefeitura de Palmeira dos Índios e entidades da sociedade civil para evitar o descarte de lixo e revitalizar o entorno da linha férrea do município, que fica próxima à escola e incomodava pelo mau cheiro. Em setembro, o projeto promoveu o plantio de 30 mudas de ipês e craiberas no local.

André Galdino, diretor da instituição, fala com orgulho do engajamento da comunidade escolar no projeto. “Esta ação nasceu a partir da observação da professora Évila e logo envolveu toda a escola, ultrapassando os nossos muros. Uma iniciativa como esta fortalece ainda mais os laços entre a cidade e a instituição”, frisa André.

A Febrace 2020 também marca os dez anos da primeira participação da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Epial), de Arapiraca e da professora orientadora de seus projetos, Nadja Souza. Em dez anos de Febrace, Nadja contabiliza 19 trabalhos aprovados – 18 como orientadora e um como co-orientadora – com as escolas Izaura e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, onde também trabalhou.

Ela também teve projetos premiados em 2009 e 2012 – este último orientando o então estudante Johnny Pereira Gomes, hoje professor da rede estadual e orientador do projeto da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.

Este ano, Nadja orienta trabalho sobre os efeitos inseticidas do louro para o controle de baratas – o qual também foi apresentado na Experiment-AL, feira promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “É um orgulho ter um projeto selecionado na Febrace, pois é uma seleção muito rígida e criteriosa. Para o aluno, também é uma experiência muito enriquecedora participar de um evento como este, pois ele trocará experiências com estudantes de todo o Brasil e também vai aprimorar suas habilidades na elaboração de relatórios científicos, algo que será muito útil quando ele estiver na universidade”, destaca Nadja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também