28 Setembro 2009 - 17:16

Projeto Agente CEAL visita comunidade Cidade Sorriso

A partir desta segunda-feira (28) o Projeto Agente Ceal da Companhia Energética de Alagoas (CEAL) estará no conjunto Cidade Sorriso, localizado no bairro Benedito Bentes. A Comunidade é uma das 50 localidades que foram selecionadas para a troca de geladeiras velhas, por novas e lâmpadas incandescentes por fluorescentes eficientes. A primeira ação da Ceal será a realização de uma palestra para todos os moradores, sobre a conscientização do uso correto da energia elétrica. A apresentação educativa será hoje (28) às 19h, na única creche escola da comunidade.

Na reunião de hoje à noite, o engenheiro e coordenador do Programa de Eficiência Energética da CEAL, Almir Pereira, e sua equipe, farão uma abordagem coletiva aos consumidores daquela comunidade, ensinando, dentre outras coisas, como fazer uma leitura correta da conta de luz. Além disso, apresentarão os critérios e os procedimentos que os moradores precisam fazer para se enquadrar na tarifa social de baixa renda, e a conta de energia passar a ser subsidiada, em parte, pelo Governo Federal.

De acordo com Almir Pereira, as unidades que registram consumo até 79KW/h, em uma média anual já estão inseridas automaticamente no setor da baixa renda. Já quem consome entre 80KW/h e 220KW/h precisam comprovar o consumo, através da conta e a inserção em programas sociais do governo federal, a exemplo do Bolsa Família.

Dentro do Programa de Eficiência Energética na comunidade Cidade Sorriso, a Ceal fará a troca das geladeiras e também de lâmpadas incandescentes por outras fluorescentes compactas. O conjunto Cidade Sorriso tem 1.500 residências, mas só serão beneficiados com essa troca os consumidores que estiverem em dia com a Companhia e atenderem a alguns critérios.

“Os moradores que se enquadrarem nas exigências terão direito a três lâmpadas de baixo consumo energético e uma geladeira eficiente, lembrando que, em caso da oferta não atender a demanda, serão considerados critérios de desempate, como maior número de crianças e idosos nas unidades consumidoras visitadas”, destaca Almir Pereira.

Para atender todas as residências daquela área, a CEAL disponibilizará 25 agentes comunitários, devidamente fardados e com crachá de identificação. Todos eles levarão aos moradores um trabalho de conscientização do uso de energia elétrica, por meio de cartilhas sócio-educativas.

O PROJETO - O Agente CEAL tem o objetivo de orientar os consumidores classificados como de baixo poder aquisitivo, residentes em bairros populares, quanto ao uso racional e seguro da energia elétrica. Para isso, foi criada a figura do Agente Comunitário - pessoa selecionada da própria comunidade-, que vai contribuir para a mudança de hábitos de consumo da população, além de ajudar a adequar a conta de pagamento do cliente. O projeto contempla a regularização de unidades residenciais, a substituição de geladeiras e a distribuição de lâmpadas eficientes para consumidores residenciais de baixa renda.

por Ascom/Ceal

Comentários comentar agora ❯