24 Setembro 2009 - 19:11

Alagoano é eleito presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

Assessoria
Médico Guilherme Pitta

Em disputa acirrada, o médico angiologista alagoano Guilherme Benjamin Pitta foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), durante o 38º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular ,que está sendo realizado no Centro Cultura e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Com 295 votos contra 240 , a vitória foi considerada histórica no meio, uma vez que representa uma quebra de paradigma, pois há muito tempo a entidade vem sendo conduzida por profissionais do eixo Sul/Sudeste. “Essa vitória representa acima de tudo a renovação e oxigenação da Sociedade de Angiologia”, avalia Pitta.

O médico acrescenta que a SBACV, nos últimos anos ,ficou muito centralizada e sem atuação adequada para os associados de todo o Brasil. “Não houve descentralização das suas atividades, com dificuldades importantes na educação continuada dos associados, além da ausência de defesa profissional junto aos planos de saúde, seguros saúde e cooperativas e sem inovação de novas propostas”, completou o novo presidente.

Além da ideia de descentralizar a condução da instituição, Guilherme chega para presidir a SBACV apoiado em propostas como educação continuada e inovação em suas atividades políticas, educativas, sociais e culturais.

“Devemos voltar às revistas da área de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular online. Retornaremos também a realização das diretrizes da nossa especialidade, pois a AMB está reconhecendo todas estas diretrizes como oficiais, servindo de referência para a criação de áreas de atuação pela AMB e sendo adotada pela ANS como reguladora da liberação de procedimentos”, enfatiza.

Ainda de acordo com o novo presidente, serão criados um setor jurídico de defesa dos associados diante dos planos de saúde, seguros saúde e cooperativas. “É impossível o colega está neste embate direto para a liberação e autorização de procedimentos, sem falarmos na defesa de processos disciplinares, éticos e civis”, justifica.

Outra proposta de renovação diz respeito à reformulação do Concurso de Especialista, realizando um estudo prévio onde envolva todos os setores da SBACV. “Inovaremos com Ensino à Distância e webconferências para todo o Brasil, o diretor científico de nossa chapa, professor Luiz Poli (SP) da USP, tem toda a metodologia adequada para esta proposta junto ao Ricardo Costa Val (MG)”, acrecenta o novo presidente.

A vice-presidenta na chapa de Benjamin é a médica Solange Evangelista, de Minas Gerais, tem como uma de suas prioridades o retorno dos fóruns de especialidades. “Traremos para a SBACV a discussão de todos os assuntos que forem importantes no Brasil”, afirma Pitta.

O Congresso de Angiologia e Cirurgia Vascular, ocorre desde o dia 21 e o encerramento acontece no dia 25. A SBACV tem 2. 700 associados espalhados por todo o País.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.