24 Maio 2022 - 22:04

Parcerias entre a Semudh e SSP trazem mais segurança, respeito e humanização às mulheres alagoanas

Ascom Semudh
Em cinco meses, Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher atendeu 197 mulheres vítimas de violência

O Governo de Alagoas segue com projetos sólidos visando à segurança da mulher alagoana. O crescimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma frente importante da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

 No fim de dezembro do ano passado, as pastas inauguraram o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam), na Central de Flagrantes de Maceió, por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil. Cinco meses depois, o trabalho vem dando frutos: foram 197 atendimentos realizados dentro da Sala Lilás.

O número representa o crescimento de 81% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram realizados 107 atendimentos às mulheres vítimas de violência. Para o coordenador da Central de Flagrantes, agente Daniel Pinto, o resultado é motivo do empenho das secretarias em coibir um problema ainda grave e presente em Alagoas.

“É com muita alegria que temos essa nova ferramenta que humaniza, que socializa e que deixa a mulher que está fragilizada mais tranquila com o nosso atendimento especializado. Fico muito contente com essa parceria que traz mais conforto a estas vítimas nos momentos difíceis”, disse Daniel.

O Nuiam conta com uma Sala Lilás para recepção e orientação das mulheres que procurarem ajuda para denunciar violência. Lá também é feito o redirecionamento para órgãos vinculados que realizam trabalhos de acompanhamento jurídico, psicológico e assistência social.

Nos últimos meses, os funcionários da Central participaram de formações ministradas pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) sobre os direitos da mulher e, também, a rede de proteção à mulher.

"O reflexo do trabalho integrado entre a Semudh e a SSP pode ser observado pelo aumento no atendimento de 2021 a 2022, dentro da Central de Flagrantes. A Central hoje, com o Nuiam e a Sala Lilás, é mais um refúgio e uma porta de entrada para as mulheres buscarem ajuda. E o melhor: de forma humanizada, acolhedora, com um fluxo de atendimento que garante a sua segurança e a continuidade do mesmo por meio do encaminhamento das vítimas ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Como eu sempre digo, a Segurança Pública salva, e a Semudh cuida!", afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Silva.

Avanços

O apoio à mulher no Estado tem avançado ano após ano com a atual gestão. Outro grande fruto desta parceria entre as secretarias é a Patrulha Maria da Penha. Em três anos de atuação, a Patrulha garantiu a proteção de mais de 1.200 mulheres vítimas de violência em Alagoas.

A sede fica localizada dentro do CEAM de Maceió, na Jatiúca. O Centro possui assistência jurídica, social e psicológica para mulheres vítimas de violência e já realizou 1.586 procedimentos entre 2021 e maio deste ano. Já na Sala Lilás, foram 356 acolhimentos desde a inauguração em agosto de 2020.

Neste ano, o prédio do CEAM será reformado e ampliado passando a ser um Complexo de Proteção da Mulher Alagoana. O espaço terá abrigo para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e seus filhos, bem como a ampliação do refeitório, o estacionamento e alojamento para os policiais da Patrulha Maria da Penha (que funciona no local) e playground, entre outras inovações, proporcionando mais segurança e conforto para as assistidas.

 A rede de acolhimento da Semudh é ainda potencializada pelas articulações com os municípios que trabalham em prol da mulher alagoana.

 Caso esteja passando por violência doméstica e familiar, denuncie ligando para o 190 da Polícia Militar, Disque 100 para denúncia anônima, utilizando o botão do pânico pelo aplicativo Salve Maria ou pelo (82) 3315-1740.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯