24 Setembro 2021 - 08:00

Pesquisadores da Ufal participam de e-book em homenagem a Paulo Freire

Divulgação
Obra foi publicada pela Editora da Universidade de Pernambuco

Em comemoração aos 100 anos do nascimento do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, foi publicado pela Cátedra Paulo Freire e pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe) o livro digital Formação Continuada de Professores: dialogando com Paulo Freire. O título contou com a participação de professores e estudantes da Universidade Federal de Alagoas e foi organizada pela professora Marly Oliveira (UFRPE).

A professora do Centro de Educação da Ufal, Sandra Paz, diz que o e-book reflete, problematiza e atualiza o pensamento de Paulo Freire. “Ensinar é um ato político e, como tal, em Freire, o comprometimento é com a emancipação humana, posta por uma pedagogia da autonomia. Isto faz com que o educador compreenda o aprendiz como sujeito de sentidos, cuja curiosidade criativa suscita o sentimento inexorável de sua história e de seu aprendizado. O educador é sujeito autônomo do ato de ensinar, cuja ética e estética é a da emancipação e da autonomia”, declarou.

Ela explica que a formação humana, fundada na autonomia da relação docente e discente é um dos fundamentos da Pedagogia Freireana. “O ato de educar é uma ação eminentemente humana, comprometida com a formação ético-política. Toda formação que transforma a relação pedagógica entre humanos em objeto, é contrária ao pensamento freireano, que é essencialmente crítico, político, comprometido com o estudo, com a formação integral da pessoa humana, nos termos da criticidade aos processos de desigualdades sociais, exclusão de qualquer ordem. Daí a Pedagogia de Freire baseia-se na formação humana, na defensa da liberdade, da autonomia e na defesa da vida”, completou.

Para ter acesso ao livro, clique no link abaixo. Estão presentes na publicação, os pesquisadores César Picón e Nádia Rodrigues, com o artigo Formacion Docente Continua en Educacion de jóvenes y adultos con miras a la emacipacion; Giana Raquel Rosa, Maria Marly de Oliveira e Sandra Regina Paz, no artigo Contribuições Politicas e Pedagógicas do Legado de Paulo Freire para a Educação; Elione Maria Nogueira Diógenes e Sandra Regina Paz, no texto Paulo Freire: Giramundo, Palavramundo, Educamundo; e Sandra Regina Paz, Luzenilda Emiliano e Flávio Gutto, com o artigo Formação Humana e Autonomia Intelectual: reflexões acerca de leitura imanente.

Paulo Freire por Sandra Paz

O ano de 2021 é um ano comemorativo dos 100 anos de Paulo Freire – um dos mais brilhantes e críticos intelectuais brasileiros, educador popular, filósofo, patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife. É considerado um dos pensadores mais destacados; educador de projeção mundial, tendo influenciado a corrente pedagógica Pedagogia crítica, sobretudo, por trazer para sua pedagogia conceitos e categorias relevantes como criticidade, dialogicidade, relação opressor x oprimido, autonomia e a educação como ato político e de liberdade.

Contraditoriamente, Paulo Freire é um pensador que ainda hoje suscita polêmicas. Não à toa é sempre citado e, muitas vezes, em situações antagônicas ao que defendeu enquanto pensar e agir do educador. Com permanente frequência encontram-se frases suas descontextualizadas que servem a propósitos desumanizadores, mistificadores e conformistas.

Por justamente trazer para discussão das suas obras a constate denuncia da sociedade fundada sob o signo da desigualdade social, a partir da formação histórico-social-econômica-política e cultural, a qual submete às camadas populares a miséria material e pobreza cultural e intelectual.

Autonomia não é apenas um termo do dicionário, e sim, experiências tecidas no tempo. A reflexão acerca da autonomia revela a construção do ser para si, que se constitui em um processo, um vir-a-ser (FREIRE, 1997), logo, só é possível uma Pedagogia da Autonomia (1997) se o educador valorizar suas experiências e as experiências dos educandos, sendo, com isto, a prática docente, a dimensão social da formação humana.

por Jacqueline Freire/Ufal

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