23 Maio 2022 - 08:53

Em parceria com a prefeitura, Projeto SB Brasil promove estudo sobre saúde bucal em Arapiraca

Reprodução
A pesquisa será realizada pelo Projeto SB Brasil em parceria com a prefeitura

Arapiraca foi uma das cidades escolhidas para receber um estudo sobre as condições de saúde bucal da população. A pesquisa será realizada pelo Projeto SB Brasil em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o quinto levantamento proposto pelo Ministério da Saúde (2021-2022) e acontece também por meio de parceria com universidades federais e conta com mais de 50 mil pessoas avaliadas em várias regiões do país.

A realização da pesquisa foi pactuada para 2020, teve a execução estendida para 2021 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus.

“O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos”, explica a coordenadora de Saúde Bucal de Arapiraca, Fernanda Mafra.

Como acontece a pesquisa?
Um integrante da equipe de campo, devidamente identificado, vai até a casa selecionada. Lá ele faz perguntas sobre os integrantes da família, como idade e etc, e já agenda o retorno para levar o Cirurgião Dentista.

Na segunda visita, serão realizados os exames de avaliação da cavidade oral das pessoas selecionadas da família.

“O município de Arapiraca foi inserido nessa pesquisa contemplando três setores censitários, os quais estão localizados nas imediações das Unidades Básicas de Saúde do 3º Centro, do Nilo Coelho e do Jardim das Paineiras”, continuou a coordenadora.

A pesquisa está prevista para iniciar nesta segunda (23) e se estenderá até o final de julho.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯