21 Fevereiro 2020 - 17:10

Casos clínicos seguem liderando atendimentos no Hospital Geral

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 355 entradas nessa última quinta-feira (20). O número pode ser visto como inferior quando comparado a outras datas, mas cerca de 70% desses atendimentos ainda estão relacionados às doenças assistidas pelo clínico geral, principalmente as que deveriam ser cuidadas pelo serviço municipal.

Dos 355, 261 envolvem principalmente diabetes, hipertensão, hipotensão, dores de cabeça, anemia; entre outras patologias que podem ser vigiadas pela atenção primária, no intuito de prevenir o agravamento e desenvolvimento de enfermidades mais graves. Também é válido recordar que os 22 atendimentos de acidente de trânsito poderiam ter sido evitados, caso os condutores e pedestres adotassem mais medidas de prevenção e cautela nas vias.

Outros atendimentos registrados no hospital envolvem: acidentes casuais (60), acidentes de trabalho (6), agressões (3) e tentativa de suicídio (3). Também foram realizadas 21 cirurgias, 35 transferências, 74 internações e 239 pacientes receberam alta médica.

É importante reforçar que o HGE é o maior hospital de urgência e emergência do Estado e também estará em regime de plantão durante o carnaval, principalmente para o atendimento aos usuários com doenças mais graves que necessitam do cuidado especializado e exames de alta complexidade.

“Somos referência em Acidente Vascular Cerebral [AVC], hemorragias digestivas altas, diabetes descompensada, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congênita, perfuração por arma de fogo e por arma branca, traumas, queimaduras e outras doenças que necessitem de cuidados de urgência e emergência”, detalhou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), quem necessitar de assistência médica pode procurar as unidades que fazem parte da Rede Estadual de Saúde. Estarão com as portas abertas para população os três Ambulatórios 24h de Maceió, que funcionam no Benedito Bentes, Levada e Chã da Jaqueira, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jacintinho e Tabuleiro do Martins e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; e o Hospital da Mulher, em Maceió.

“Há alguns problemas de saúde que podem ser solucionados na assistência pré-hospitalar, ou seja, nos Ambulatórios 24h e nas UPAs, não necessitando recorrer ao HGE. Quando as pessoas não seguem o fluxo correto, acabam superlotando a unidade e dificultando o atendimento, que passa a ser demorado, sem necessidade”, alertou a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras.         

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯